Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quando a Arte e a Música contribuem para a Educação Ambiental

Imaginem o cenário: Um único jaguar, frente a uma população de veados, pronto para atacar. E se cada veado que fosse atacado se transformasse em um jaguar? Em quanto tempo a população de jaguares extinguiria a população de veados? Após isso, do que os jaguares se alimentariam na inexistência de veados?


Essa é a temática de um jogo, proposto pelos palestrantes Johannes Machiel Dreyer e Carel Pauw Loubser, da UNISA, África do Sul. Como parte da VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade, que ocorre até sexta-feira no Sesc Bertioga, Johannes e Carel apresentaram hoje o workshop “O Uso da Arte e da Música em Atividades de Educação Ambiental e Sustentabilidade”. Composta por atividades simples que privilegiavam a interação, a convivência e a troca de ideias entre os participantes, a oficina propunha uma reflexão sobre o uso de jogos, música e arte no processo educativo, com o objetivo de disseminar conceitos de problemáticas ambientais, como o desequilíbrio do meio ambiente, a escassez de recursos naturais, o desmatamento, entre outros.


Os participantes do workshop aproveitaram as instalações do Sesc Bertioga para praticar atividades como o uso de pigmentos naturais para composição de um desenho, ou o desenvolvimento de jogos de tabuleiros sustentáveis. As vantagens da utilização de jogos cooperativos sobre os jogos competitivos também foi pauta da discussão entre o grupo.

Confira na galeria abaixo algumas imagens das atividades.