Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Agora é a vez do Campo Limpo

“Quando nasci, tinha seis anos.
No lugar em que nasci,
Sonhava que tudo era nosso.
Tinha os campinhos e os terrenos baldios.
Era meu território.
Já foi interior,
Hoje periferia com as casas cruas.
As vacas com tetas gruas
Não existem mais.
A cerca virou muro. Óbvio.
A cidade cresce,
O muro cresce.”

Estará por lá? Então não se esqueça de usar a hashtag #SescCampoLimpo e participe do Crie, publique e compartilhe!  

No trecho do poema “Campo Limpo – Taboão”, o criador do Sarau do Binho, Robinson Padial, popularmente conhecido como Binho, fala sobre as mudanças dessa região que agora recebe a programação inicial da futura unidade do Sesc Campo Limpo.

O nome já conta um pouco da história do bairro que originou de fazendas e pastagens que eram utilizadas para treinamento e alimentação dos cavalos de um Jóquei Clube. Entre os anos 60 e 70 houve uma explosão populacional no bairro, que agora já tem outro horizonte, com casas, edifícios e vias asfaltadas.

Em uma localização estratégica, próximo à estação Campo Limpo do Metrô e entre a Estrada de Itapecerica, Estrada do Campo Limpo e Avenida Carlos Caldeira Filho, a Rua Nossa Senhora do Bom Conselho número 120, abrigará a programação inicial, a partir de 31 de maio, com oficinas, espetáculos, shows, intervenções, instalações, apresentações esportivas, vivências, aulas abertas, ateliês abertos e sarau; para o público de todas as idades.

Numa região onde a criação é destaque por meio de importantes protagonistas, que atuam em diversas iniciativas culturais e sociais a programação terá a participação de artistas locais e artistas convidados, num grande encontro com o lúdico, o simbólico e o poético.

Logo no primeiro dia da programação (31 de maio) bailarinas da Cia. Teatro Base vão superar os limites da gravidade em um balão a 20 metros de altura no espetáculo Mulheres do Sol . No começo da tarde os atletas Vicente Lenilson (medalhista olímpico em Sydnei 2000) e Alan Fonteles  (medalhista paralímpico em Londres 2012) convidam para a  Pista de Velocidade – Atletismo, para quem quiser vivenciar uma prova de velocidade. Mais tarde, às 18h, o escritor Ferréz, autor de livros como Ninguém é inocente em São Paulo e Deus foi almoçar fará rodada de leitura e bate-papo com o público no Letras e Letrinhas Volantes. A noite receberá muito samba com o show Berço de Samba de São Mateus - grupo de compositores e músicos da Zona Leste de São Paulo - com participações especiais de Wilson das Neves, Almir Guineto, Thobias da Vai-Vai, Verônica Ferriani e Osvaldinho da Cuíca.


E no domingo (1/junho) logo pela manhã, a Banda Mantiqueira e Fabiana Cozza fazem show em homenagem a grandes compositores brasileiros como Noel Rosa, João Bosco, Jorge Benjor, Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, entre outros. Durante a tarde a Roda de Choro vai fazer o encontro de gerações de artistas do Choro de São Paulo. E Com a Corda Toda! – Rope Skipping mostrará que pular corda pode ser um esporte com muitas manobras.

A partir daí, aos finais de semana e feriados, o Campo Limpo terá mais um espaço com música, teatro, literatura, dança, esporte e atividade física, artemídia e cultura digital, artes visuais com destaques como os shows de Luiz Melodia (7/6), Criolo e Mulatu Astatke (21/6), Angela Maria e Cauby Peixoto (22/6), as intervenções de dança do Maracatu Estrela Brilhante (PE) (8/6) e o  JAM 1MM OF ALL THAT (29/6), a aula aberta de dança de Fanta Konatê e Troupe Djebedon (7/6), o ateliê itinerante Xilomóvel (28 e 29/6), o Sarau do Binho com participação de Jorge Mautner (21/6) e apresentações esportivas como a dos Ginasloucos.

Então, separe um bom espaço na sua agenda e programe-se para conhecer esse novo espaço de cultura, esporte e lazer.