Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival da Integração

A fila do restaurante faz ziguezague na primeira hora do café da manhã e não é à toa. A caminhada na praia acontece pontualmente às 9h e ninguém quer perder. Entre o bolo de fubá e mais uma xícara de café ouve-se a pertinente e recorrente dúvida sobre o calçado: “vou de chinelo ou de tênis, professor?”, ninguém quer fazer feio.

A caminhada na praia dura cerca de uma hora e é apenas o aquecimento. A brisa leve e o sol são o estímulo para as atividades subsequentes, não, claro, sem uma paradinha na barraca de cangas. Na areia ou na piscina, as atividades com música garantem a animação.

O ritmo puxado não é para qualquer um, mas para esse grupo não chega a ser problema. A maioria pratica regularmente atividades fisicoesportivas nas unidades do Sesc que frequenta. Seu Valdemar é da turma que prefere ficar de bobeira. Esta é a primeira vez que acompanha a esposa, Berenice, ao Sesc Bertioga e não teve moleza: “Ele não quer fazer nada, mas pus ele pra caminhar na praia, pra fazer ginástica. Eu não paro!”, conta ela, frequentadora de Hatha Yoga e Ginástica Multifuncional no Sesc Consolação, mas ele se defende “De manhã eu faço tudo, mas à tarde, quero descansar”.

O instrutor de atividade física do Sesc Ribeirão Preto, Carlinhos começou a preparar as aulas às 4h30. O resultado era visto em sorrisos e risadas. Uma caminhada cheia de intervenções, e alongamentos com bolhas de sabão, elásticos e tintas foram utilizados. Ele explica que o intuito das atividades ricas em ludicidade é desinibir e estimular a participação de todos.

As aulas também são o ponto de encontro da turma. Há quem chegue mais cedo ou fique um pouquinho mais para esticar a conversa. O festival não poderia ter nome mais apropriado. Se há alguém novo para conhecer, a pressa fica para depois. O tempo deles é hoje.