Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Racionais MC´s abre o Breu 2014

Racionais: grupo se apresenta no dia 29 de julho
Racionais: grupo se apresenta no dia 29 de julho

“O rap brasileiro hoje está no melhor momento. Mais profissional e competente. Vários shows, vários DJs, várias casas noturnas com muita gente talentosa tocando. Abriu-se um leque musical com os MCs falando de vários assuntos”, disse KL Jay, integrante dos Racionais MC´s, na matéria publicada em julho de 2013 pela E Online. Um ano depois a afirmativa não só se consolida, como se estende a várias ramificações da cultura de rua. Não só o rap, mas também outras manifestações urbanas, especialmente as ligadas ao movimento hip hop, transpõem as blindadas barreiras sociais e geográficas, tornando-se presentes nos ambientes dedicados às artes em geral. 

Seguindo esta tendência, tão irreversível quanto essencial para a compreensão do mundo contemporâneo, o Sesc Rio Preto expande seu carro-chefe do gênero, o Breu, que começa na última terça de julho e dura cinco dias, finalizando no primeiro sábado de agosto. Em sua terceira edição, o Breu deixa de ser uma maratona, realizada numa única noite, e ganha uma semana de atrações, que pretendem ampliar o diálogo em torno da arte concebida nas ruas. Assim o Breu - Cultura de Rua, como era conhecido até o ano passado, passa a levar em seu subtítulo as Artes Urbanas

“Por si só, as atividades são carregadas de abordagens críticas e reflexões sociais, mas este ano reforçamos o debate através de um encontro entre artistas e plateia, para dar conta do caminho que estamos seguindo”, – explica Graziela Nunes, coordenadora de programação do Sesc em Rio Preto.“A mudança na nomenclatura do festival e a inserção de debates e documentários em sua programação, têm a intenção de valorizar os artistas e convidar o público à reflexão sobre arte e cultura.” –  conclui.

Para celebrar a nova fase do Breu, a abertura do evento, no dia 29 de julho, fica por conta dos Racionais MC´s, o grupo de rap que melhor simboliza a saga dos artistas periféricos rumo ao reconhecimento por parte de público e crítica. Na década de 1990, quando se apresentaram em Rio Preto pela primeira vez, os Racionais ainda emergiam com o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, que posteriormente tornou-se um divisor de águas em sua discografia e na trajetória do rap nacional. Nos dias de hoje, consolidados com 25 anos de existência, Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edy Rock formam um dos conjuntos de MC´s mais importantes na história do gênero em toda América Latina.

Em 2014, o Breu integra ainda grupos da safra mais recente do rap, como as cariocas Pearls Negras e os rio-pretenses Griot´s; os ícones do movimento hip hop Thaíde, Max B.O., MC Marechal e Nelson Triunfo; além de grafite, BMX, live DJ, poesia e exibição dos documentários “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, e “A Batalha do Passinho”, de Emílio Domingos - este último seguido de bate-papo e demonstração ao vivo com os protagonistas.

Breu
Edição 2014. De 29 de julho a 2 de agosto, no Sesc Rio Preto.
Verifique a classificação indicativa das atividades.

Fotos relacionadas