Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Fim do Jejum

A seleção do tetra retratada pelo caricaturista Dodô Vieira.
A seleção do tetra retratada pelo caricaturista Dodô Vieira.

Já eram 24 anos na espera. Muitos não acreditavam que Dunga levantaria a taça naquele julho de 1994. A glória, tão palpável até a conquista do tri em 1970, já se encontrava um tanto esquecida pelos novos torcedores. Aquela conquista, mesmo tendo sido a primeira transmitida em cores pela televisão, já se tonara um pouco preto e branco na memória de quem pôde assistir na época. Já os mais jovens nunca haviam vivenciado a emoção de ser campeão mundial de futebol.

O time andava mal das pernas. Criticado, não apresentava um futebol que enchesse os olhos e fez com uma campanha questionável nas eliminatórias. Pela primeira vez o Brasil havia perdido uma partida nos jogos que garantem o direto à participação na copa do mundo. A custa de empates e vitórias magras, o esquadrão de Carlos Alberto Parreira chegou ao 15º mundial. Porém a confiança para aquela disputa não era das maiores.

E fazia um calor danado durante os jogos. Alemanha e Coréia do Sul chegaram a enfrentar uma temperatura de 47°C em Dallas, no dia 27 de junho. O verão norte americano castigava os jogadores.  A seleção tinha muitos elementos contra e outros tantos a favor. Um dos mais importantes atendia pelo nome de Romário. Mesmo vivendo uma excelente fase em sua carreira, o jogador ficara de fora da seleção nas eliminatórias e só retornou no jogo decisivo pela vaga, no lugar de Müller que havia sofrido uma contusão.

E o baixinho foi lá e fez. Ao se apresentar à seleção brasileira nas vésperas da copa, numa entrevista coletiva puxou a responsabilidade para si. Em meio ao assédio dos repórteres, sorriu e afirmou: “Tô me sentindo um cara importante”. Na campanha pelo título fez jus ao seu sentimento. Criando ao lado de outros craques como Bebeto e Raí, ajudou a conduzir o grupo à final do maior torneio esportivo do mundo.

Por ironia do destino, a batalha da decisão seria travada contra a Itália, a mesma seleção enfrentada pelo Brasil há 6 copas, na conquista do tri. Para os dois lados o que estava em jogo era um tetracampeonato mundial. 90 minutos. Prorrogação. Zero a zero.  Pela primeira vez na história o título de uma copa do mundo seria decidido nos pênaltis. O resto da história você pode contar com a gente, seguindo as publicações do Sesc Taubaté no facebook, twitter e usando a tag #SescNaCopa

Nos meses de junho e julho o Sesc Taubaté realizará uma programação especial que comemora os 20 anos da conquista do tetracampeonato de futebol com diversas programações relacionadas à copa do mundo e ao futebol. Confira a programação completa no link.