Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Vai ter Sesc na Copa

Entre junho e julho um assunto domina os bares, táxis, reuniões de família, jornais e redes sociais: a Copa do Mundo de Futebol. Um dos maiores eventos esportivos do planeta acontece no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Pela segunda vez a competição é realizada no País, a primeira foi há 64 anos, em 1950.

O Sesc São Paulo entende a realização da Copa do Mundo no Brasil como um momento propício para refletir sobre o futebol e valorizar os aspectos culturais nele presentes, como possibilidade de desenvolvimento de pessoas e comunidades.

Até o mês de agosto vai ter Sesc na CopaAs Unidades da capital, interior e litoral apresentam uma programação com temas e assuntos ligados ao futebol. Prepare-se para exposições, debates, espetáculos, clínicas com atletas, a história da Copa do Mundo e do futebol.

Vai ter belos gols e álbuns de figurinhas nas Unidades. Temas como ética, racismo e bom senso, dentro e fora de campo, também tem vez em nosso jogo. Separamos informações sobre algumas das atividades que vem por aí. A programação completa está em sescsp.org.br/sescnacopa

O futebol está enraizado na cultura do brasileiro e faz parte de nosso cotidiano. Mas o quanto nossos costumes também influenciam a maneira como jogamos? Esse é o ponto de partida da exposição Drible - A Arte de Criar Espaços, no Sesc Itaquera. O jeitinho brasileiro de enfrentar a falta de espaço no transporte público, ou o jogo de cintura que mantém o trabalhador no mercado de trabalho, também estão presentes no futebol.

Dunga confirmou presença no Sesc Taubaté 

A marcante vitória da Seleção Brasileira nos EUA, em 1994, será lembrada na ambientação “20 anos da conquista do Tetra: o Fim do Jejum”, no Sesc Taubaté. A mostra conta os momentos do time dentro de campo, os acontecimentos nas áreas cultural, política e esportiva do ano. Alguns jogadores que fizeram história nos campos dos EUA passarão pelo Sesc Santana: Muller, Viola, Paulo Sérgio, Vampeta e Ronaldão participam de bate-papos.

Outros momentos importantes da participação brasileira nas Copas são abordados na exposição “Do Tri ao Hexa”, no Sesc Bom Retiro. A exposição fotográfica destaca os momentos marcantes desde a conquista dos brasileiros na Copa de 1970, no México, até a Copa de 2010, na África do Sul.

O peso do futebol para a história da sociedade brasileira será abordado pela exposição “506414 – Futebol: Ufanismo e resistência”, realizada no Sesc Ipiranga. Nela serão abordadas as ambiências sócio-históricas da década de 1950, o período da ditadura militar e o momento atual.

Os personagens da Seleção também estão em algumas exposições. No Sesc Belenzinho, mais de 25 caricaturistas prepararam um gigante álbum de figurinhas de todos os jogadores brasileiros da história das Copas do Mundo para a mostra “Figurões da Copa”.

As charges também estão na “Seleção Brasileira de Todos os Tempos” do Sesc Carmo. Por lá, entram em campo somente os melhores jogadores de todos os tempos.

A participação de Mário Américo nas Copas na exposição do Sesc São Caetano

A história de personagens importantes fora de campo também ganha destaque. No Sesc São Caetano, é apresentada a trajetória de Mário Américo (foto acima), o massagista da seleção entre as Copas de 1950 e 1974. A exposição "Mário Américo e outras histórias do futebol" traz informações de inúmeros personagens da história do futebol, em estações multimídia interativas, contando com o acervo do Museu do Futebol.

Enquanto isso, próximo ao Estádio Itaquerão, um dos palcos da Copa do Mundo, o Sesc Itaquera apresenta “Drible – A Arte de Criar Espaços”. Por lá, o foco é o movimento, a finta e os inúmeros traços que influenciaram o modo de jogar futebol. 

O futebol à beira-mar no Rio de Janeiro estará no Sesc Belenzinho

O olhar do fotógrafo Caio Vilela para o futebol está presente em duas Unidades. A "Futegrafias", no Sesc Belenzinho, mostra o Futebol de Rua pelo Brasil, com mais de 100 imagens de peladas em locais incríveis de diversos locais do Brasil. A mostra “A Bola é Um Mundo”, no Sesc Santos, apresenta dez anos de pesquisa, com imagens do Brasil, Tibete, Antártida, China, Irã, Egito, entre outras. É impossível sair de lá sem a impressão de que a paixão pelo futebol é capaz de unir todos os povos.

Em Bauru, "A Copa de Cada um de Nós" estimula o público a reviver suas memórias e quem sabe construir novas lembranças. A instalação é composta pela narração de histórias inusitadas por um time de craques, além de jogos e vivências interativas com uso da tecnologia.

A felicidade em torcer pelo time do coração no documentário Futebol É Pai

Cinema também combina com futebol. Três documentários produzidos pela Sesc TV trabalham com a paixão pelo esporte e a busca de olhares distintos sobre a diversidade cultural do futebol. Os curta-metragens “O Poeta Americano”, “Comercial FC A Equipe Fantasma” e “Futebol É Pai” serão exibidos pela primeira vez no Cine Sesc e estreiam na Sesc TV em julho.