Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro com a música raiz norte americana

Quando os Blue Grass Boys iniciaram a sua carreira em 1940, sob o comando de Bill Monroe, talvez não imaginassem que o nome escolhido para a banda batizaria um subgênero da country music e que seu som seria reconhecido como um estilo de música legítimo do sul dos Estados Unidos da América. Muito menos que no século seguinte, cinco mulheres seriam nomeadas “embaixadoras da música americana” pelo Departamento de Estado no país, levando o bluegrass para o mundo.

Os Blue Grass Boys fizeram muito sucesso na cena musical estadunidense por décadas e 150 músicos diferentes passaram pelas formações da banda. Em suas apresentações os músicos levavam o estilo de música raiz que incorporava elementos do country, folk, jazz e blues, tocando instrumentos acústicos de cordas. O sucesso era tanto que até o rei do rock gravou um cover de uma de suas canções: em 1954, Elvis Presley lançou uma versão com o tempo acelerado que deu uma pegada pop a ‘Blue Moon of Kentucky’. E a admiração de Raul Seixas por Elvis deu ao Brasil sua própria versão do bluegrass, com direito à citação de Asa Branca.

Passados 46 anos deste lançamento, o bluegrass andava em baixa na mídia, até que os irmãos Coen lançaram o filme ‘Oh brother, where art thou’. Na trama, estrelada por George Clooney, um grupo de presidiários escapa da prisão em busca de um tesouro escondido e nesta fuga acaba formando a banda The Soggy Bottom Boys. A trilha sonora premiada com cinco Grammys em 2002 trazia figurões do bluegrass como Ralph Stanley. Além disso, os diretores do filme buscaram fazer um inventário cultural do sul dos Estados Unidos, dando devido destaque à música neste processo.

O lançamento do filme impulsionou o resgate da popularidade do bluegrass e as bandas do gênero se multiplicaram por todo os Estados Unidos. E é aí que entram em cena as cinco embaixadoras da música americana.

O Della Mae pertence a uma safra muito recente de bandas de bluegrass e é a primeira formada exclusivamente por mulheres. O grupo foi criado e reunido em 2009 pela violinista Kimber Ludiker, que buscou parceiras com formação musical profunda e que dividissem com ela o interesse em explorar os elementos tradicionais deste gênero tão característico da América do Norte e ao mesmo tempo em criar uma música nova e contemporânea.

Na playlist você vê algumas apresentações do Della Mae.

Em 2014, já como embaixadoras, elas acabam de ser indicadas ao Grammy, e nos meses de junho e julho farão uma turnê pelo Brasil, com realização do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. A turnê passará pelo Sesc Taubaté no dia 5 de julho, em apresentação única e gratuita, trazendo para a cidade um pouco do clima dos inúmeros festivais do gênero que acontecem por todo os Estados Unidos.

Mais bluegrass

o que: Show Della Mae
quando:

Dia 5/7

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000