Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O onirismo de Miyazaki

Hayao Miyazaki e três de suas animações exibidas no Sesc São José dos Campos em julho
Hayao Miyazaki e três de suas animações exibidas no Sesc São José dos Campos em julho

Em julho, o Sesc São José dos Campos traz uma mostra especial de animações de um dos mais famosos cineastas japoneses, Hayao Miyazaki. Entre as exibições destaca-se sua última obra, Vidas ao Vento (2013), que encerra a carreira de Miyazaki como diretor.

Animador de sonhos

Hayao Miyazaki começou a carreira em 1963 na Toei, como intervalador, onde animava com as guias enviadas pelos animadores-chefe. Desde então não parou de trabalhar com animação passando por outras produtoras até sua parceria com a Disney, em 1996, que começou com o filme Princesa Mononoke (1997). 

Hayao Miyazaki já anunciou sua aposentadoria pelo menos três vezes, a última após Vidas ao Vento. Desde então ainda não voltou a trabalhar com cinema.


“Eu vou ser livre. Gostaria de fazer outras coisas, e não de animação. Para ser animador, se você for capaz de capturar perfeitamente a água ou o vento, você vai ser muito feliz pelos próximos dias… mas se você é o diretor, você tem que fazer todos os julgamentos. Isso não é bom para o meu estômago.”
Hayao Miyazaki

 

Natureza e tecnologia

O diretor sempre deixa claro seu amor pela arte da animação em seu trabalho. Sua temática gira em torno da relação do homem com a natureza e a tecnologia, com personagens centrais femininas fortes e independentes.

Geralmente seus filmes são de fantasia e ficção, mas em Vidas ao Vento narra a história real de um engenheiro de armas, como uma cinebiografia.

Conheça a sinopse dos três filmes exibidos na programação deste mês:

 

O castelo animado (2004)

Adaptação do livro da escritora Diana Wynne Jones, o filme conta a história da jovem Sophie, que, graças a uma maldição, transforma-se em uma velha senhora. Incapaz de continuar trabalhando na loja de chapéus de sua mãe, ela passa a morar no castelo do notável bruxo Howl e faz amizade com o demônio de fogo Calcifer, ligado a Howl por meio de um contrato.

 

 

Ponyo - uma amizade que veio do mar (2008)

Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

 

Vidas ao vento (2013)

Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele sonha estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele define que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho, Jiro conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

o que: Especial Miyazaki
quando:

5 a 26/jul

onde:

Sesc São José dos Campos

ingressos:

Grátis