Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As Visões da Copa

Sesc selecionou uma equipe de escritores para comentar a Copa do Mundo de 2014
Sesc selecionou uma equipe de escritores para comentar a Copa do Mundo de 2014

O Sesc São Paulo entende a realização da Copa do Mundo no Brasil como um momento propício para refletir sobre o futebol e valorizar os aspectos culturais nele presentes, como possibilidade de desenvolvimento de pessoas e comunidades. Nas unidades do Sesc São Paulo, na capital, interior e litoral, a Copa começou em maio e vai até agosto, com exposições, debates, espetáculos, encontros com atletas, exibições de filmes, entre outras atrações no Sesc na Copa.

Uma das programações do projeto entra em campo exclusivamente na web: as crônicas e charges “Visões da Copa”. Trata-se de uma série de textos de um time de escritores selecionados para comentar os jogos da Seleção Brasileira. Caso a Seleção seja eliminada, nosso time comenta os principais lances de toda a rodada. Acompanhe todos os textos publicados até o momento. Divirta-se com a leitura!

Brasil X Alemanha

(Charge: Biratan Dantas) 

O dia em que o futebol (re)começou no Brasil, por Rodrigo Viana

"A crise representa purificação e oportunidade de crescimento. Não precisamos recorrer à palavra chinesa de crise para saber dessa significação. Basta recordar o sânscrito, matriz de nossa língua. Em sânscrito, crise vem de kir ou kri que significa purificar e limpar. De kri, vêm crisol, elemento químico com o qual limpamos ouro das gangas, e acrisolar, que quer dizer depurar. Então, a crise representa um processo crítico, de depuração do cerne: só o verdadeiro e substancial fica, o acidental e agregado desaparece. A partir do cerne se constrói uma outra ordem."

Clique aqui para ler o texto completo

Brasil X Colômbia

(Charge: Amorim)

O choro, a redenção e os canalhas, por Marcelo Moutinho

"Em futebol, não existe justiça. Poucos conjuntos de palavras ordenadas ecoam com tanta precisão a realidade do esporte inventado pelos ingleses. Times podem jogar melhor e perder, ou serem dominados pelos 90 minutos e, ao fim, marcar o solitário gol da vitória. Mas a partida de ontem, entre Brasil e Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2014, mostrou que por vezes a frase feita se esfarela."

Clique aqui para ler o texto completo

Brasil X Chile

(Charge: Alpino) 

Com as calças na mão – Brasil 1 X 1 Chile, por Marcelo Backes

"No bolão de Linha Anharetã joguei meus três reais num 5 X 2 pro Brasil. Sou esquisito e preciso fazer jus à fama, sem contar que ganharia sozinho. Segundo meu pai eram mais ou menos 90 apostadores, ou seja, todos os moradores do lugar. O caminho da roça ao Rio é longo e poucos por lá o compreendem. Se eu dissesse que o jogo seria 1 X 0 me enterrariam na vala de um lugar-comum, e eu além disso não ganharia nada, mesmo acertando o resultado."

Clique aqui para ler o texto completo

Brasil X Camarões

(Charge: Cláudio)

Copa, cozinha e craques com fome, por Junião

"'Garçom, por favor, quero comer um prato croata, o que você me sugere?', perguntou Neymar ao desconfiado homem, gigante e corpulento, que aguardava o pedido com papel e caneta na mão."

Clique aqui para ler o texto completo

Brasil X México

(Charge: Orlando Pedroso)

Quem resolve o jogo é jogador, por Edvaldo Santana

"Já cruzei russo alemão, colombiano, chileno, japonês, inglês, francês, indiquei metrô pro cara perdido e ainda cantei no Bloomsday num pub onde encontrei um irlandês com colar de pajé, citando James Joyce. Os caras estão apaixonados pelo Brasil, eu só falo na nossa língua, mas sinto a alegria e a energia dos povos que estão na nossa terra. Feliz estou por poder ver o maior evento de futebol do mundo começar na zona leste, lugar onde nasci e fui criado, só não gostei da abertura e das atrações musicais do evento. Temos a música popular mais interessante do planeta pra ter que engolir o puts puts em plena periferia de São Paulo, ainda assim, me considero privilegiado e agradeço aos deuses por essa oportunidade, de presenciar a terra de Guaianazes e Ururaís receber com muito respeito e cordialidade os transeuntes que por aqui estão passando."

Clique aqui para ler o texto completo

Brasil X Croácia


(Charge:Baptistão)

O Velho do Lago Comary, por Flávio Carneiro

"Madrugada fria. Os craques canarinhos dormem a sono solto na concentração, em Teresópolis. Chegaram esta noite de São Paulo e agora descansam, sem saber que lá fora, de algum ponto ao redor do lago Comary, surgindo no meio da neblina como se fosse uma alma de outro mundo, magérrimo, cabelos grisalhos batendo no ombro, longas barbas desgrenhadas, o corpo curvado se apoiando num cajado, eis que ele surge."

Clique aqui para ler o texto completo

(Charge: Custódio Rosa)

Seleção é Hollywood, por Custódio Rosa

"A poucos dias da estréia do Brasil na Copa, uma legião de pessoas de todos os sexos e idades entram neste território estranho e imprevisível  chamado "torcida". Mesmo excluindo os que não gostam de futebol e os que estão protestando, no Brasil ainda sobra muita gente que não é torcedor, e mesmo alguns torcedores, na verdade, não chegam a perder fios de cabelo por uma derrota do seu time. "

Clique aqui para ler o texto completo

(Charge: JAL)

Pra frente Brasil!, por Olegário Machado Neto

"Proponho o seguinte desafio: lançar mão de um conceito muito utilizado no teatro e no cinema, conhecido como "suspensão voluntária da descrença" - aquela situação que abstraímos a razão, a lógica e mergulhamos na história que está sendo encenada mesmo sendo inverossímil, fantástica. Sugiro dispensar por exatos 31 dias,  a leitura dos "jornalões" diários e suas manchetes sobre a crise da hora, abstrair as capas da Veja e da Época - tudo bem, vai..., a capa da Carta do Mino e do “Capital” das estatais também, pra sermos neutros -, deixar de registrar as imagens que Willinan Bonner e seu semblante de moço sério que só fala a verdade nos brinda todos os dias, os comentários lúdico-raivosos e por vezes reacionários do Boechat ,  incluindo, lógico,  nessa lista os sites, blogs e redes sociais, sobretudo, aqueles que se arvoram a contar a "tragédia brasileira" e a sua triste sina."

Clique aqui para ler o texto completo