Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Que saudades, Ira!

Ira! em apresentação no Sesc Itaquera<br>Foto: André Venancio/Sesc
Ira! em apresentação no Sesc Itaquera
Foto: André Venancio/Sesc

A palavra saudade é um dos termos mais complexos a se traduzir para outro idioma. Há quem diga que saudade é coisa de brasileiro. Coisa desse povo que abraça, que beija, que adora ficar na fila do gargarejo de um show, cantar junto e ser olhado pelo seu ídolo. Saudade é pra quem tem calor, pra quem ama incondicionalmente. E foi exatamente a saudade que conduziu mais de 6.000 pessoas ao Sesc Itaquera no último domingo – dia 15/06/2014. O Ira! estava de volta e estávamos todos com saudades.

Desde que anunciaram o fim da banda, em 2007, esse seria o segundo encontro com São Paulo – o primeiro aconteceu na abertura da Virada Cultural 2014. Eram 15h em ponto quando a voz feminina fez as honras do Palco da Orquestra Mágica com o já tradicional Senhoras e Senhores, boa tarde. Segundos depois, Nasi e Edgard Scandurra estavam juntos no palco. Entre o olhar dos dois e da plateia – que driblou a Copa do Mundo para presenciar esse encontro – havia sete anos de espera que, naquele instante, chegava ao fim. O show iria finalmente começar, com Nasi e Edgard acompanhados de Daniel Rocha, Evaristo Pádua e Johnny Boy. Sabe, faz tanto tempo / Já faz um tempo faz, eu estou querendo mais (...) / E aqui estou então / Mas estou sozinho não. Os versos de Gritos na Multidão abriram a apresentação que seguiu por 1h40min cheia de grandes clássicos da banda e uma novidade - ABCD estará no próximo disco do Ira!.

“- Quantas gerações têm aqui?”, indaga Nasi ao público. Com mais de 30 anos de história, Ira! atravessa gerações. Se meu filho nem nasceu / Eu ainda sou o filho / Se hoje canto essa canção / O que cantarei depois?. Dias de Luta foi cantada por pais, filhos, avôs e avós, mas é sempre atual. Sempre contundente. A frente do palco, a senhora observa o neto, com pouco mais de 10 anos, vidrado no palco. “- Ele é fã do Pequeno Cidadão”, conta orgulhosa, citando o projeto paralelo de Edgard Scandurra.


Sucessos como Tarde Vazia, Flores em Você, Tolices, 15 anos e Envelheço na Cidade conduziram o público a uma viagem pelas suas memórias. Onde você estava quando ouviu Flerte Fatal pela primeira vez? Mudanças no meu comportamento / Distância louca de mim mesmo / Vontade de sentir o passado / Presente pra você. Os versos de Mudança de Comportamento traduziram a tarde no palco do Sesc. Uma mistura de saudade do passado, com vontade de ser o presente. E o presente era a volta do Ira!.
Antes de deixar o palco, após o bis concluído com Pobre Paulista, Nasi é direto: “-Obrigado por não esquecerem da gente”. A resposta estava no olhar de cada espectador. Por favor, não demorem mais sete anos.

O que o público viu?

Por meio do Facebook do Sesc Itaquera, a plateia do show topou o desafio de guardar e compartilhar suas lembranças aqui na EOnline. Na galeria abaixo, uma cobertura colaborativa, feita com a ajuda dessa galera aqui: Adriano Alf Porto, Ale Castro, Ale Silva, Alexandre Torres San Martin, Aline Barbosa, Alice Franco Penteado, Ana Mendonça, Andreia EMarcos, Andreia Vedder, Bruna Fasolin, Bruna Rezende Leite, Camila Araújo, Carolina Marques, Celia Ramos, Cristiane Crepaldi, Daniela Zelli, Dayane Souza, Débora Silva, Denise Marcelino, Dimi Duran, Dimitry Uziel, Ealine Portugal, Emerson Bernardo, Estéfany Nunes, Estela Dias, Ieda Lopes, Jaqueline Zanchetta, Jonas Eduardo, Karin Angelica Taliuli, Katia M S Dias, Kelly Rocha, Laine Rosa, Lila Lopes, Lucineide Lima, Lusinete Melo, Muriel Amorim, Nathalia Pinheiro, Olivia Gonçalves, Patricia Joplin, Pri Diniz, Priscilla Rodrigues de Souza, Raquel Honório, Revig Barbosa, Robson Sousa, Rosiane Pereira da Costa, Rubia Carvalho, Sabrina Neves, Thais Helena, Vanderlei Cardoso, Viviane Inácio e Vivi Rodrigues.

Quer mais? A gente também foi pro meio do público gravar uma música com exclusividade para o Portal do Sesc. Sente a energia:

Para ver mais: O pessoal do BunnyHouse.com.br preparou uma cobertura especial do show, que você confere clicando aqui.