Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seleção com Escritores

Enquanto as seleções de futebol se preparam para a Copa do Mundo, a de escritores entram em campo no Sesc Interlagos. E fora das quatro linhas ainda se encontram para um debate literário. Dessa forma, o Sesc São Paulo junto com o Goethe-Institute e a Deutscher Fussball-Bund “Federação Alemã de Futebol” (DFB), em parceria com a Cooperifa, o Museu do Futebol e a Flupp realizam o encontro de futebol e literatura.

Histórias interessantes, engraçadas e trágicas em torno do futebol que são contadas ao longo das gerações permanecem vivas até hoje.

"Como a literatura, o futebol também guarda no seu baú histórias de todo tipo. O drama, a tragédia, a comédia, o suspense, tem para todos os gostos. E para cada uma delas há um narrador. O narrador não é apenas uma voz, é a alma da história. Um jogo de futebol não deixa de existir por não ter quem o narre. Ele está acontecendo lá, no campo, independentemente de alguém estar ou não contando o que se passa. Agora, cá entre nós, uma coisa posso lhe dizer, no segredo confessional das quatro linhas: sem um bom contador de histórias, o jogo não vai ter a mesma graça." (Flávio Carneiro, Passe de Letra - Futebol & Literatura, Editora Rocco).

No mês da Copa do Mundo, de 03 a 08 de junho, o público poderá ouvir essas histórias contadas por escritores, romancistas, poetas e dramaturgos brasileiros e alemães. Também poderá acompanhar a segunda partida realizada entre as seleções de escritores dos dois países. Os autores vestem o uniforme e calçam as chuteiras, representando os seus respectivos países nos gramados com a mesma qualidade que o fazem nas páginas de suas obras. O primeiro jogo de futebol aconteceu em 2013 na Feira de Frankfurt.

Para o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o diálogo entre as artes e a cultura esportiva representa um campo fértil para as ações do Sesc, pois acolhe as complexidades simbólicas mediadas por um processo educativo permanente, orientado no desenvolvimento humano e na autonomia dos cidadãos”.

A seleção de escritores brasileiros Pindorama foi fundada por iniciativa do Goethe-Institut São Paulo. O nome do time foi escolhido em homenagem ao termo indígena que significa "terra das palmeiras". O Pindorama FC reúne escritores de diversos estados brasileiros: Beto Meireles,  André Argolo,  Antônio Carlos de Paula Jr.,  Caco Barcellos,  Celso de Campos Jr.,  Custódio Rosa,  Ecio Salles,  Edvaldo Santana,  Flávio Carneiro,  Gustavo Krause,  José Luiz Tahan,  Júlio Ludemir,  Marcelo Backes,  Marcelo Moutinho,  Marcos Alvito,  Otávio Jr.,  Rogério Pereira,  Rodrigo Viana,  Sérgio Vaz,  Vladir Lemos e Wiberth Salgueiro.

A seleção Autonama é composta dos seguintes jogadores-escritores, comandada pelos técnicos Jimmy Hartwig e Rudi Gutendorf:  Moritz Rinke, Klaus Döring, Norbert Kron, Falko Hennig, Christoph Nußbaumeder, Jochen Schmidt, Wolfram  Eilenberger,  Jörg  Schieke, Thomas Klupp,  Andreas Merkel, Uli  Hannemann, Florian Werner,  Matthias Sachau, Gregor Sander, Frank  Willmann, Rudolf Gutendorf, Nils  Straatmann e Albert Ostermaier.

O projeto faz parte da temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 e está dentro da programação do Sesc na Copa. Um conjunto de atividades para valorizar a cultura esportiva e os aspectos positivos do esporte como possibilidade de desenvolvimento de pessoas e comunidades acontecem no período de maio a agosto, como o futebol Campeonato de Futebol de Várzea Veteranos e Festival de Futsal Bola na Mesa.