Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Futebol: Ufanismo e Resistência

Montagem da exposição 50/64/14 - Futebol: Ufanismo e Resistência
Montagem da exposição 50/64/14 - Futebol: Ufanismo e Resistência

Em 2014, ano em que a Copa do Mundo de Futebol retorna a nossa casa, o Sesc Ipiranga apresenta a exposição 50/64/14 - Futebol: Ufanismo e Resistência, com o intuito de reavivar a lembrança em torno de dois momentos significativos da história do Brasil, e suas conexões com o futebol

A exposição retoma dois importantes momentos da história do Brasil, em suas conexões com o futebol: a década de 50, marcada por uma elaborada construção de símbolos nacionais, como o estádio do Maracanã; e o longo período da ditadura militar (1964 – 1985), durante o qual os governos deram extrema relevância ao esporte, utilizando inclusive a seleção canarinho como um dos cartões-postais do regime.

Nesse sentido, a copa de 70 cumpriu papel emblemático, sendo a primeira transmitida ao vivo e em cores pela TV, quando o Brasil possuía população batendo a casa dos 90 milhões. A capitalização do êxito da seleção nacional possuía dupla função: exaltação do período conhecido como Milagre Econômico e escamoteação das agruras do regime. Os anos seguintes testemunharam o crescimento de movimentos de resistência e luta pela democratização, que tiveram reflexo no futebol de clubes e na seleção.

Assim, considerando o período histórico abarcado, a exposição bilíngue, em português e inglês, apresentará um vasto e importante material, entre fotografias e publicações históricas, objetos, áudios e vídeos, propondo entender o papel que o futebol tem ocupado na formação da cultura nacional, contribuindo para criação de um olhar mais crítico sobre suas complexas relações, neste ano de 2014 em que todos os olhares estarão voltados para o esporte e para o país.

A abertura da exposição será no dia 11 de junho e a programação especial com recreações esportivas, exibição de filmes, peças de teatro, apresentações musicais, oficinas, instalações de artemídia e bate-papos com profissionais do esporte, jornalistas, pesquisadores e diretores de cinema, todos envolvidos na temática do futebol. 

Confira a programação completa aqui.