Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sobre o Yesu Luso

Espetáculo Os Cadernos de Kindzu (Brasil)
Espetáculo Os Cadernos de Kindzu (Brasil)

Parece romântico demais, mas se faz necessário dissertar um pouco sobre como e porque o Yesu Luso nasceu.

Há três anos pensamos na dimensão extensa entre os países, espalhados pelo mundo em diferentes continentes, mas que falam uma mesma Língua – a nossa Língua Portuguesa.

Tanta cultura, tanta História, tanta humanidade, tanta arte e uma mesma Língua! O que será que temos em comum com essas pessoas, com a cultura desses seres tão distantes, geograficamente, de nós?

Será que nos identificamos com eles? Será que de algum modo, estamos unidos á esses seres tão distantes de nós? Será que somos mesmo “irmãos” dessas Nações?  Será  que conseguiríamos conviver,  trocar experiências  e somar “vida” com esses “estranhos” falantes da “nossa” Língua?

De dentro do coração, saiu não uma resposta, mas uma vontade que virou sonho: APROXIMAR!

Aproximar, conhecer, conviver e trocar, através de algo ancestral e revolucionário: o TEATRO.

O teatro é um acontecimento revolucionário, porque conseguir fazer um ser humano ficar sem olhar seu celular e suas redes sociais e tudo que o mundo ultra digital e midiático oferece, por ao menos 50 minutos, é algo extraordinário. Parece ironia, mas é real.

Também através do teatro, vemos a historia e cultura de um povo, com sua dramaturgia e caráter e mais uma vez: com a mesma Língua que falamos aqui “do outro lado do mundo”.

De onde tudo isso vem, temos como descobrir, mas saber para onde e como todos esses países irmãos irão em termos políticos, sócio-econômicos, culturais, ambientais, artísticos, e principalmente humanos, não temos como saber, a não ser nos APROXIMANDO verdadeira e empiricamente deles todos; até  entendermos ao menos, que somos todos seres humanos espalhados pelo mundo gigantesco que nos separa, mas talvez, cheios de curiosidades e sentimentos e humanidade para oferecermos uns aos outros, pois em algum lugar nos selaram sim como possíveis irmãos de diferentes nações falantes de uma mesma Língua- a nossa língua mãe!

Isso deve fazer algum sentido “maior”. Deve haver alguma alegria em compartilharmos a vida e trocarmos experiências culturais, artísticas e humanas com esses nossos irmãos tão distantes de nós.

 

Arieta Corrêa e Pedro Santos
Curadores de Yesu Luso - teatro e Dramaturgia em Língua Portuguesa

 

Peças de teatro de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Macau, Portugal e Brasil, reunidos na terceira edição do YESU LUSO, ocupam as unidades do Sesc Vila Mariana, Santo Amaro e Campo Limpo com a missão de aproximar os falantes da língua portuguesa de 8 a 18 de novembro.

Conheça a programação completa em: sescsp.org.br/yesuluso