Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Integração e troca de experiências no IX Fórum GPT

Apresentação do Clube Olímpico Neza - México no Festival Experimentar.
Apresentação do Clube Olímpico Neza - México no Festival Experimentar.

Grupos de todo o Brasil e de países como República Tcheca, Grécia, México, Dinamarca e Chile estiveram no IX Fórum de Ginástica Para Todos (GPT) no Sesc Campinas participando de apresentações nos quatro dias de festivais e compartilhando seus trabalhos, suas percepções sobre a ginástica e construções coreográficas em cursos e minicursos. Além de estudantes, professores e técnicos que participaram de mesas, palestras e apresentações de trabalhos.

Ser este espaço de troca de experiências e de conhecimentos é o objetivo do Fórum GPT, desde sua primeira edição como Fórum Internacional de Ginástica Geral em 2001. 

Por ser para todos a GPT é diversa, cada pessoa traz para prática sua cultura, suas vivencias, seu estilo de vida, sua personalidade e suas habilidades. Está aí a riqueza desta pluralidade. Independente da faixa etária, gênero, etnia, classe social, ou nível de performance, qualquer pessoa pode praticar e participar ativamente em todas as suas fases, como o processo de construção das coreografias, por exemplo.  O resultado é uma atividade física que integra, é prazerosa e dá a sensação de realização.

Esta edição contou com a participação da Presidente do Comitê de GPT da Federação Internacional de Ginástica (FIG), *Margaret Sikkens Ahlquist, que realizou a Conferência de Abertura. A palestrante falou sobre as características importantes para que a prática aconteça em toda a sua potência.
 

"A FIG não permite qualquer discriminação por raça, cor, gênero, orientação sexual, idioma, religião, opinião política ou outra de origem nacional ou social, propriedade, idade, deficiência, atributos físicos, capacidade atlética ou outros status." 

Em entrevista, Margaret falou sobre o que torna esta prática algo tão fascinante com cada vez mais adeptos e sobre as impressões que teve durante sua passagem pelo Brasil na participação do evento.

 

*Formada em Educação Física e Esportes pela Universidade Sueca de Esportes e Ciências da Saúde. Ex-treinadora de Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Ginástica para Todos. Membro do Comitê Olímpico Internacional de Ginástica desde 2001. Presidente do Comitê de GPT da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e membro do Comitê Executivo da FIG.