Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Do Subaé ao Sena

Meu Recôncavo | Foto: Leandro Almeida
Meu Recôncavo | Foto: Leandro Almeida

Nascida em Santo Amaro da Purificação (BA), filha de Dona Canô e Seu Zeca, Mabel Velloso não é cantora como seus famosos irmãos, Caetano e Maria Bethânia, mas é educadora, escritora, compositora e cordelista. E foi na sua época de professora primária que conheceu o pequeno Paulo Costta, que mais tarde viria a ser um músico radicado na França e considerado embaixador da Bossa Nova por lá.

Ele, assim como Bethânia, foi alfabetizado por Mabel. Já adulto, presenteou sua mestra com dois poemas musicados. Encantada com o resultado, enviou mais 400 poemas ao ex-aluno, para que os usasse em outras possíveis canções. Paulo, como um bom discípulo, fez mesmo um álbum com 14 das poesias musicadas por ele em Paris, entitulado "Meu Recôncavo - Samba e poesia - Paulo Costta canta Mabel Velloso". Uma história do Subaé* ao Sena**.

O CD, lançado em 2015, traz uma dezena de ritmos do Recôncavo Baiano que Paulo Costta ouvia em sua infância, além de ter muita delicadeza nas melodias e arranjos, abraçados pelo afeto das memórias poéticas de Mabel. O trabalho reúne pela primeira vez na história da música popular brasileira as duas gerações musicais da família Velloso: Caetano, Bethânia, Belô Velloso, J. Velloso e Moreno Veloso, também produtor do CD. Nele ainda aparecem convidados especiais como Jaques Morelenbaum, Nando 7 Cordas, BB Kramer, Bruno di Lullo, Ricardo Dias Gomes, Zero, Joana Queiroz, Felipe Pinaud e Domenico Lancellotti.

No dia 17/10, quarta, em meio à semana em que se comemora o Dia dos Professores, o Sesc Avenida Paulista recebe o lançamento do DVD deste trabalho. Com um cenário criado a partir de elementos que remetem ao artesanato do Recôncavo, entre obras do artista plástico Odamar Versolatto e malas da exposição “Maria de todos nós” - em comemoração aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia. A abertura e o encerramento do show ficam marcados pela voz de Bethânia em off, em que declama poemas da irmã Mabel.

O show também ocorre no Sesc São Carlos, dia 19/10.

*Subaé: Importante rio da Bahia, que passa pela cidade de Santo Amaro da Purificação.
**Sena: Principal rio da França, que banha Paris, cidade onde morou Paulo Costta.

Assista abaixo trechos do show: