Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Todo dia é dia de se reinventar!

Idosos se reúnem para o encerramento do Festival da Integração | Foto: Karla Priscila
Idosos se reúnem para o encerramento do Festival da Integração | Foto: Karla Priscila

Com a presença de mais de 600 idosos por edição, o Festival da Integração deste ano trouxe como tema o Velho Mundo Novo, com reflexões sobre as transformações do mundo, invenções e reinvenções da geração acima dos 60 anos.

As rugas podem trazer maturidade, experiências e mais histórias de vida para serem contadas, porém, não estão ligadas apenas às memórias. Com o envelhecer podem surgir novas oportunidades de se reconhecer, criar, incentivar, aprender novas habilidades, ensinar, produzir, inventar ou se reinventar!

Desvendar o idoso contemporâneo, com sua experiência de vida voltada às necessidades e oportunidades do mundo atual, foi a proposta do Festival da Integração 2018. A primeira edição aconteceu de 3 a 8 de abril e, a segunda, de 18 a 23 de setembro, ambas no Sesc Bertioga.

Com o tema Velho Mundo Novo, e por meio de vivências (realidades virtuais, musicais e esportivas), bate-papos, performances, danças e apresentações, o festival mostrou que o idoso pode sim aproveitar as novas tecnologias, além de trazer à tona novidades de outrora.

Pensando nisso, Reinventar foi o nome dado à atividade principal do festival, que teve como objetivo colocar o idoso como protagonista, e não apenas como um sujeito que observa as transformações acontecerem passivamente. Trouxe ações interativas e reflexivas para os idosos, que puderam compartilhar suas ideias e criações uns com os outros.

Entre discussões construtivas e, muitas vezes, descontraídas, os idosos pensaram nos problemas atuais da humanidade, como: falta de tempo, locomoção, sustentabilidade, corrupção, saúde, intolerância.

Alguns exemplos das invenções que surgiram:
1) Botão do amor – uma vez apertado nunca mais se falará de ódio no mundo.
2) Máquina do tempo – volte no tempo, acerte os erros do passado e melhore o futuro.
3) Fogão inteligente – avisa quando a comida está queimando.
4) Teletransportador de pessoas – não dependeríamos mais de transportes comuns.
5) Máquina extermina corruptos – todos ficariam com medo de serem exterminados, então, não haveria mais pessoas corruptas no mundo.
6) Vaso sanitário sustentável – elimina todos os dejetos sem mandar para a rede de esgoto.
7) Máquina que realiza todos os exames – faríamos todos os exames solicitados pelo médico numa só máquina, sem dor, entraríamos e sairíamos com todos os resultados.
8) Pílula para a cura do Alzheimer – fim da doença.
9) Remédio para a potência masculina pós-operação da próstata – os homens tomam o remédio após a operação e nunca ficam impotentes.
10) Trem solar – movido com a energia do sol, transporte limpo, silencioso e eficiente.

Cada invenção traz uma história, um passado-presente que sempre almeja um futuro. Nenhuma nasce do nada. Nascem de necessidades, intenções e desejos. Muitas podem ser materiais e tecnológicas, mas existem também a invenção de palavras, posturas, atividades e muitas outras ideias cotidianas que são criadas no dia a dia. Cada indivíduo pode se reinventar em suas convicções.

Alberto Tembo, educador do coletivo Zebra5 e a fisioterapeuta Violeta Macedo, desenvolvedores da atividade, falam sobre as etapas e o propósito sugerido na vida de cada idoso.

“Às vezes o idoso fica muito à mercê das invenções que estão chegando e não se enxerga como alguém capaz de estar influenciando neste mundo. Não somos meros sujeitos observadores das transformações do tempo, somos inventores, propositores e protagonistas em nossas próprias vidas!” Alberto.

Veja, também, em fotos:

Festival da Integração - 2sem 2018

Clique aqui e saiba mais sobre Festival deste ano.

O Festival da Integração é uma ação que faz parte do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo. Voltado ao cidadão com mais de 60 anos, oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações.