Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ziraldo, o eterno "Menino Maluquinho"

Quem é das décadas de 80 a 2000 com certeza presenciou o “boom” causado pela “Turma do Maluquinho”, a série de histórias em quadrinhos feitas por Ziraldo que se tornou o maior sucesso editorial do artista. 

O Menino Maluquinho saiu dos quadrinhos e ganhou vida no teatro, vídeo game, internet até chegar às telas de cinemas, quando encantou definitivamente o Brasil com suas “maluquices”. No entanto, a arte do Ziraldo não fica só na literatura, o que já seria grandioso, considerando o fenômeno editorial do “Menino Maluquinho”. Dono de um talento prolífico e diversificado, com produções em vários ramos das artes, fica até difícil classificá-lo: cartunista, jornalista, artista gráfico, romancista, autor de livros infantis, quadrinhista, capista, chargista, ilustrador, cartazista, humorista, programador visual, teatrólogo, caricaturista, editor de jornais e revistas, apresentador de televisão, publicitário e agitador cultural.

Ufa! Ziraldo é inesgotável!

Em sete décadas de trabalho com criações que fazem sucesso até os dias de hoje, suas obras além de divertidas são, sobretudo provocadoras, com cutucadas sutis ao sistema político brasileiro e também ao comportamento do homem em sociedade. 

             

Poucos artistas conseguem traduzir tão bem a situação nacional como Ziraldo, seja através de desenhos, charges, textos, crônicas ou ilustrações, ele aborda assuntos relevantes com simplicidade e clareza. Sua arte possui a capacidade de alcançar vários tipos de públicos e diversas gerações. 

Por esses motivos, a partir de 12 de outubro 2018, o Sesc São Paulo homenageia seu talento ao realizar a mostra: Ziraldo... de A a Zi

A exposição ocorre no Sesc Interlagos, zona sul da cidade. O visitante poderá conferir obras originais do acervo pessoal do Ziraldo, os maiores sucessos de seus cartazes de cinema, ilustrações de livros, publicações em revistas internacionais, charges e cartuns, cadernos de infância, rabiscos e registros de família, ao todo, serão mais de 500 obras. 

 Quem cresceu lendo Ziraldo viverá um momento nostálgico ao se reencontrar com personagens, histórias e desenhos que fizeram parte de suas vidas; A Turma do Pererê, a Turma do Maluquinho, Supermãe, Jeremias, os Zeróis, as coisas do Pasquim, e ampliações gigantescas de seus grandes sucessos. 

A trajetória completa de Ziraldo, um presente para seus fãs e uma oportunidade para aqueles que ainda não conhecem a carreira do eterno “Menino Maluquinho”.

 

Serviços:
O que: Exposição Ziraldo… de A a Zi
Onde: Sesc InterlagosAv. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial – São Paulo. Grátis
Quando: De 12 De Outubro (Sexta) 2018 a 4 De Agosto (Domingo) De 2019
Horário: Quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h
Agendamento de grupos:  sescsp.org.br/interlagos
Estacionamento: R$ 12,00 Credenciados | R$ 24,00 Visitantes