Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um selo, um endereço e muita saudade

Fotografias: Dalmir Ribeiro Lima
Fotografias: Dalmir Ribeiro Lima

Basta um retângulo de papelão para um lugar rodar o mundo. Com um selo, um endereço e muita saudade, cartões-postais viajam pelo espaço para contar que vamos bem, que a viagem está ótima e que você ia adorar estar junto. Uma lembrança de quem está lá e lembrou-se de quem está aqui.

Num tempo em que viajar e fotografar eram atividades acessíveis a poucas pessoas, os postais foram um meio de enviar notícias e guardar recordações de lugares visitados. Resistiram às mudanças sociais e tecnológicas, seguem entre os suvenires mais procurados mundo afora e nos chegam hoje pelas telas inteligentes de nossos celulares e computadores.

No mês de outubro, quando se comemora os 70 anos de atividades de Turismo Social, o Sesc São Paulo convida o público a conhecer melhor e refletir sobre a história e importância deste objeto tão marcante no universo das viagens por meio do Festival de Turismo Paisagens Postais, que acontece no período de 27 de outubro a 11 de novembro de 2018 nas Unidades do Sesc em todo o Estado.

Durante as atividades do festival, o público também irá receber a série de cartões "Paisagens Postais", resultado de um trabalho feito a muitas e talentosas mãos, com ilustrações de diversos artistas - como João Galera, Mariana Waechter, Edson Ikê e Karmo, dentre outros. Os artistas foram convidados a retratar as localidades onde estão inseridas 30 unidades do Sesc em São Paulo, a partir de um olhar voltado para a memória, o território, as identidades e o patrimônio cultural. Os postais serão distribuídos aos participantes das atividades de Turismo Social em forma de kits (contendo seis cartões da unidade e de seu entorno), a partir do Festival de Turismo até o final do mês de dezembro.

As ilustrações que compõem a série de cartões-postais são uma viagem artística por diversos estilos gráficos, desde aquarelas e scketart até colagens e os traços singelos da arte naïf. Os lugares retratados residem na história, no imaginário e na memória afetiva dos moradores das cidades, porque afinal de contas, o afeto é o elemento que faz o cartão-postal ser uma lembrança de viagem tão única. Em tempos de radicalismos e intolerâncias, nada melhor que estas demonstrações de afeto para aproximar as pessoas, proporcionar o diálogo e fortalecer as relações. Tão importante quanto a imagem enquadrada naquele retângulo, seja ele de papel ou eletrônico, é a mensagem de carinho que ele traz: Estive aqui e me lembrei de você!

Setenta anos de história trouxeram você até aqui! Desde o início, em 30 de outubro de 1948, com a inauguração do Sesc Bertioga, o Turismo Social do Sesc em São Paulo vem promovendo atividades que enxergam a viagem não só como um benefício de mão única, mas um processo em que todos podem se descobrir, trocar, aprender, ensinar – e a se preparar para o grande exercício de voltar.

É com esta mensagem  de carinho, saudade e alegria, geralmente registradas nos cartões postais, que o Turismo Social do Sesc convida a todos para comemorar seu aniversário embarcando nesta viagem pelas paisagens das cidades do interior, litoral e da capital de São Paulo, e pelas atividades do Festival de Turismo Paisagens Postais, que apresenta uma programação de oficinas, bate-papos, encontros, passeios, cursos, intervenções artísticas, dentre outras possibilidades para mergulhar neste universo da viagem e suas memórias.

Saiba mais em sescsp.org.br/paisagenspostais