Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

88 anos, blogueira e com muitos projetos pela frente

Neuza Guerreiro Carvalho | Foto: Karla Priscila
Neuza Guerreiro Carvalho | Foto: Karla Priscila

"Encher a vida, acreditar nas coisas e estar sempre ativa é a melhor coisa que tem, principalmente porque a longevidade tá aí! Você vive muito mais tempo, e com isso você precisa ter mais ocupação”

A frase acima é de Neuza Guerreiro de Carvalho, 88 anos, moradora da zona oeste de São Paulo. Professora aposentada - formou-se em 1951 no extinto curso de História Natural (que abrigava em sua grade biologia e geologia) - começou, em 2005, aos 75 anos, a fazer diversos cursos como música, literatura e artes oferecidos pela Universidade Aberta à Terceira Idade, na USP, apenas para não ficar parada. E desde então não parou mais: hoje tem vários projetos em andamento e se autointitula protagonista de sua própria história.

Neuza divide seu tempo entre publicar seus textos no Blog da Vovó Neuza, onde escreve sobre seus interesses, a cidade de São Paulo e o que vier à mente; coordenar os Encontros Para Resgate de Memória Autobiográfica, orientando idosos a buscarem o protagonismo em suas próprias vidas; e o projeto Caminhando pela cidade de São Paulo, em que mescla a história da cidade com a sua própria.

Além de escrever, Neuza conta que gosta muito de ler sobre tudo, aprender coisas novas e falar sobre todas elas. “No momento que você faz um monte de coisas e conhece uma variedade delas, você tem muito mais segurança pra conversar” afirma.

E como manter-se ativa na velhice, cuidando do corpo e da mente? A própria Neuza conta neste vídeo:

Neuza participa do LAB60+, um laboratório social, que traz um conjunto de iniciativas para inovarmos e redefinirmos nossa longevidade.

Em parceria com o Sesc São Paulo, o LAB60+ oferece o Festival da Longevidade, de 24 a 26 de outubro, gratuitamente, no Sesc Itaquera. Participe!

Saiba mais sobre o Festival aqui.