Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mãozinha na Massa: Dia das Crianças no Sesc Avenida Paulista

Dia das Crianças no Sesc Avenida Paulista | Atividades no formato “mão na massa”
Dia das Crianças no Sesc Avenida Paulista | Atividades no formato “mão na massa”

De 12 a 14 de outubro, a criançada poderá aproveitar uma programação recheada de atividades nas áreas de meio ambiente, atividade física, tecnologia, artes visuais, música e muito mais.

O Sesc Avenida Paulista preparou oficinas, shows e vivências que ocupam vários andares do prédio e também se estendem pela Avenida Paulista. As atividades proporcionam uma participação ativa das crianças, incentivando a garotada a colocar a “mão na massa”. Os destaques ficam para o Sarauzim, sarau infantil que estimula a troca poética entre as crianças; a Vivência Sensorial da Natureza, atividade que estimula percepções e os sentidos a partir de elementos naturais; A Música Perto de Mim, espetáculo interativo que revela para os pequenos de onde vêm os sons e como são criados a partir da observação dos instrumentos; entre outros.

Confira a programação completa:


• CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
As clês contam Pagu
Abaporu (Tarsila) e Ventania (Anita Malfatti), pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, respectivamente, mais conhecidas como Clês, contam a história da feminista e integrante do movimento modernista Patrícia Galvão, a Pagu.  Ela escreveu diversos livros sob diferentes pseudônimos e foi a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil. Conhecida por contestar padrões femininos da época, a desgosto de sua família conservadora, Pagu foi uma grande mulher e sujeito de sua autonomia.
Dia 14/10, domingo, das 11h às 12h
Local: Biblioteca (15º andar)
 


• ALIMENTAÇÃO
Ateliê Arte Nutritiva (1 a 3 anos)
O alimento como base de inspiração repleta de cores, sabores e saberes, possibilitando experiências sensoriais a partir do contato, despertar de sensações e interação com diferentes alimentos in natura.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 14h às 18h
De 20 a 28/10, sábados e domingos, das 14h às 15h
De 1 a 3 anos - Convivência (2º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Relacionamentos (exceto dia 12/10). Nos dias 12, 13 e 14 não haverá entrega de ingressos.

Ateliê Saboreando Possibilidades (3 a 6 anos)
Um rico repertório de alimentos em cortes variados, para saborear e explorar, criando livremente composições inusitadas e divertidas, trazendo interação com diferentes alimentos, suas texturas, cores e cheiros.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 14h às 18h
De 20 a 28/10, sábados e domingos, das 15h30 às 16h30
De 3 a 6 anos – Convivência (2º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Relacionamentos (exceto dia 12/10). Nos dias 12, 13 e 14 não haverá entrega de ingressos.


• TECNOLOGIAS E ARTES
Mini Instalações com Makey Makey
A partir de três projetos construídos com o kit de eletrônica Makey Makey, pais e filhos são convidados a experimentar e brincar com os projetos, que abordam temas como a passagem do tempo, memória espacial, a fabricação de produtos e outros.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 10h às 18h
A partir de 8 anos - Lab 2 (4º andar)
 

Clube da Invenção
Ateliê aberto que convida o público a estimular a criatividade a partir da criação de pequenos projetos utilizando materiais como cartolina, garrafas, motores e leds, aprendendo e colocando em prática diversas técnicas e saberes que podem ser usados dentro e fora da atividade.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 10h às 18h
A partir de 8 anos - Lab 2 (4º andar)
Grátis – Não é necessário retirar ingressos.


• ARTES VISUAIS

Faça seu cartaz
Os participantes criarão cartazes a partir de frases sobre a mitologia brasileira. Serão utilizados papéis coloridos e canetas para criar uma imagem a partir de colagens e desenhos.
Dia 12/10, sexta, das 11h às 13h e das 15h às 17h
Local: Biblioteca (15º)

Geringonças para desenhar

As geringonças para desenhar são objetos elaborados livremente pelo público através de diversos materiais cotidianos, reciclados e outro específicos da linguagem artística. A proposta pretende instigar os participantes a utilizarem seus corpos de forma mais atuante na prática artística, aproximando-os da performance e do desenho expandido.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 11h às 13h
Local: Arte II (13º andar)
 

Customização de monstrinhos
Almofadinhas em feltro no formato de Monstrinhos prontos para serem customizados com botões, enfeites e fitas.
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 12h às 14h
Local: Rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Sesc

(Foto: Regina Vasconcellos)

 

Brincantes: efeito colateral
Lúdico, efêmero e autodestrutivo. A ação coletiva Brincantes: efeito colateral, ocupa a Avenida Paulista e se torna refém da espontaneidade do público. Cobertos por bexigas coloridas, corpos se deslocam em coro no espaço urbano, formando imagens, intervindo no fluxo de passagem e interagindo com os passantes.
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 12h às 15h
Local: Avenida Paulista, em frente ao Sesc
 

Monotipia para crianças
Nesta vivência, as famílias serão apresentadas à monotipia, uma técnica de impressão muito simples, em que se consegue a reprodução de um desenho numa prova única. Nela, aplica-se uma camada de tinta sobre o suporte e usa-se um rolinho para distribuir a tinta. O papel então é apoiado sobre esse suporte e com um lápis ou outro instrumento, o desenho é feito. Ao retirar o papel, o desenho estará impresso no lado oposto do papel.
Livre
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 12h às 14h
Local: Rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Sesc
 

Estêncil para crianças
Nesta vivência, as famílias serão apresentadas ao stencil, técnica de estampar algo por meio de prancha que possui um desenho já recortado. O processo consiste em lançar a tinta através do recorte: deste modo, fica estampada a forma da prancha.
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 15h30 às 17h30
Local: Rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Sesc
 

Eu = Monstro
Desenvolvimento de máscaras elaboradas com diversos tipos de papel, a partir de reflexões sobre os nossos medos. As máscaras de monstros são construídas livremente, exercitando o potencial criativo dos participantes que durante a produção estarão imersos em processos de interação e produção colaborativa.
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 15h30 às 17h30
Local: Rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Sesc
 

• CINEMA E VÍDEO
[:a.cineminha:]
[:a.cineminha:] é composto por uma oficina - que trabalha as relações básicas entre sons e formas visuais em movimento, envolvendo as crianças na produção de brinquedos (pré-cinema) e técnicas básicas de produção de som; e uma  performance que incorpora materiais audiovisuais produzidos nas oficinas, e inclui as crianças participantes na performance.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 12h30, 15h e 16h30 (3 turmas)
De 6 a 12 anos - Estúdio (4º andar)
20 vagas por turma. Grátis - retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no espaço.


• ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA
Brincapoeirar
Vivências de Capoeira por meio de jogos, brincadeiras e músicas.  
Dia 12/10, sexta, das 13h às 17h30
A partir de 3 anos - Local: Corpo I (10º andar)
 

Judô
Vivência coletiva desta arte marcial através de brincadeiras e jogos para todos os públicos.
Dia 13/10, sábado, das 15h30 às 17h30
Dia 14/10, domingo, das 13h30 às 17h30
Local: Corpo I (10º andar)
 

Tênis de Mesa
Prática recreativa da modalidade com mediação dos instrutores do Sesc.
O material será disponibilizado pelo Sesc.
De 14/10 a 25/11, domingos, das 10h10 às 12h30
Local: Corpo I (10º andar)
 

• MEIO AMBIENTE
Vivência Sensorial da Natureza
A proposta da atividade é estimular os sentidos a partir de elementos naturais, desenvolvendo o repertório de conhecimento e vinculo por meio da experiência sensorial, promovendo a expressão afetiva e o resgate de memórias a partir destes contatos e referências.
A ação ainda permite ampliar a oportunidade de reconexão de todas as pessoas com a natureza de maneira inclusiva, dando enfoque nos nossos diferentes sentidos e como podemos perceber aspectos novos e curiosos a partir de percepções sensoriais focalizadas. É uma ação contínua que permite a chegada e saída de participantes a qualquer momento. Com Instituto Arvores Vivas.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 14h30 às 17h30
Local: Área Convivência (2º andar)
 

Parque Sensorial de Bambu
Instalação lúdica "Parque Sensorial de Bambu", que trará caminhos magnéticos, móbiles naturais, sons de Bambus e Sementes, Piso Sensorial, Pirâmide de Bambu e Trilha Cai-cai.
De 12 a 14/10, sexta a domingo, das 11h às 16h
Local: Praça (térreo)
 

 

(Foto: Caroline Sampaio)


• MÚSICA
A música perto de mim, com Fabio Torres
Revivendo os grandes autores brasileiros do século XX e suas grandes obras, os músicos convidam as crianças ao palco para presenciarem a experiência do "fazer música" da maneira mais íntima possível. As crianças são convidadas a observar os instrumentos de perto e descobrir como o som é produzido em cada um deles. Dessa maneira, procuram introduzir as crianças no repertório riquíssimo de nossa música, já que muitas vezes elas não têm acesso fácil a autores como Ernesto Nazaré, Luis Gonzaga, Antônio Carlos Jobim e Egberto Gismonti.
O espetáculo convida à interação da platéia com os músicos e tem momentos de descontração e batepapo - como bolinhas de sabão e brincadeira de estátua - afim de eliminar a barreira público-artista.
Dias 12 e 13/10, sexta e sábado, das 18h às 19h
Local: Arte II (13º andar)
Vagas limitadas. Grátis - retirada de ingressos 1h antes, no térreo.

• VARIEDADES
Meu personagem preferido: oficina de criação de boneco de tecido
Qual o seu livro preferido? E o seu personagem? Nesta oficina pensada para um fazer conjunto para toda a família, o público é convidado a construir um boneco de tecido inspirado em personagens dos livros infantis! Cada criança, juntamente com seu responsável, inspirada poderá elaborar um desenho e a partir desse desenho construirá o seu próprio brinquedo-personagem! A oficina tem por objetivo trabalhar a criatividade das crianças e intensificar a interação de pais e filhos por meio de exercícios práticos de criação e produção de trabalhos manuais. Sujeito a lotação do espaço.
Dia 12/10, sexta, das 15h às 16h
Local: Biblioteca (15º andar)
Vagas limitadas. Grátis - Inscrições no local.

Brincantinho
Um mergulho no universo das cantigas e brincadeiras da cultura popular. Nesta intervenção, crianças e adultos têm a oportunidade de vivenciar juntos momentos lúdicos a partir das brincadeiras tradicionais brasileiras. Com música ao vivo, os brincantes contam uma história popular ao ritmo das cantigas, e os participantes tornam-se personagens!
Dias 12 e 14/10, sexta e domingo, das 16h às 17h
Local: Avenida Paulista, em frente ao Sesc