Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festivais IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos

Grupo Ginástico Unicamp. Foto: Juliana Hilal
Grupo Ginástico Unicamp. Foto: Juliana Hilal

Está chegando!
O IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos acontece de 18 a 21 de outubro de 2018 no Sesc Campinas e Faculdade de Educação Física da Unicamp, na cidade de Campinas/SP. A programação é composta por festivais, cursos, conferências, mesas temáticas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos científicos. O tema da edição 2018 é "Ginástica em Rede, Possibilidades para Todos".

Mas afinal, o que é Ginástica Para Todos?
A Ginástica possui muitas modalidades: Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica, de Trampolim... Pegue todas elas e junte numa única modalidade que objetiva a consciênica corporal, o lazer saudável e o bem estar físico, psíquico e social de seus praticantes. Depois acrescente manifestações artísticas e culturais como danças, músicas e expressões folclóricas que podem ser coreografadas por todos os membros do grupo, composto por pessoas de qualquer sexo, gênero, idade, etnia ou habilidade motora. Isto é a Ginástica Para Todos!

Festivais!
O momento de encontro entre os praticantes da Ginástica Para Todos e o público acontece nos festivais. São 4 dias com programação diversificada, que traz de grupos com trajetória reconhecida a grupos iniciantes na modalidade. Em 2018, além de inúmeros grupos sediados no Brasil, teremos convidados internacionais da República Tcheca, Grécia, México, Dinamarca e Chile.
Todas as apresentações tem entrada gratuita e são abertas para quem quiser chegar e assistir.

Separamos alguns momentos da edição 2016 pra você assistir:

Grupo Ginástico Unicamp (Brasil)

Bacharacher Oldtimer (Alemanha)

Ponto Zero (Portugal)

Animou? Então vem curtir os festivais, que acontecem no Galpão Multiuso do Sesc Campinas. Para assistir, é só retirar os ingressos gratuitamente na Central de Atendimento do Sesc Campinas, com até 2h de antecedência.

Programação

Festival Semear
18/10, quinta-feira às 19h
Apresentações de grupos que possuem um histórico de práticas que dialogam com a teoria da Ginástica Para Todos, difundindo e semeando a modalidade por onde passam.

Festival Experimentar
19/10, sexta-feira às 19h
Espaço para apresentação de composições coreográficas de Ginástica para Todos que foram desenvolvidas no contexto escolar e universitário. A proposta é ampliar as possibilidades de troca entre os grupos.

Festival Compartilhar
20/10, sábado às 19h
Clubes, academias, associações, instituições e grupos autônomos apresentam composições coreográficas que demonstram a pluralidade de formas de expressão na Ginástica Para Todos.

Festival Possibilitar
21/10, domingo às 14h
A Ginástica para Todos pode ser praticada em qualquer contexto social e por pessoas de qualquer faixa etária, nível de performance, gênero e etnia. As apresentações desta tarde evidenciam toda a pluralidade da modalidade.