Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

ENTRE BORDAS: Uma imagem precisa de dois

Arte, em seu conceito mais amplo e complexo, ganha significado e sentido a partir das relações do artista com sua época, condicionada ao movimento vigente de momentos históricos. A produção artística do Grande ABC manteve vínculos com a industrialização e modernização das cidades, culminando em manifestações artísticas identitárias e originais nos mais diversos campos da arte. A identidade artística da região, construída e influenciada pelas transformações sociais, estabelece pontes entre passado e presente. E qual é o reflexo que enxergamos atualmente na arte contemporânea originária no Grande ABC?

Partindo dessa reflexão, o Sesc Santo André abre espaço para novas investigações da produção artística na região com a ENTRE BORDAS – Uma imagem precisa de dois, exposição que estará na unidade a partir de 11 de outubro. Com curadoria de Cristina Suzuki, a mostra conta com obras de Angela Camata, Bruno Novaes, Gustavo Jeronimo e Mariana Vilela, e tem o objetivo de refletir sobre a possibilidade de uma identidade comum às sete cidades que compõem o ABC Paulista no que se refere às artes visuais.

O título faz referência ao primeiro nome da cidade de Santo André: Vila de Santo André da Borda do Campo de Piratininga. Além de remeter à condição geográfica de uma borda invisível, que separa as cidades do grande ABC e uma grande borda geológica que separa esta região do litoral, o projeto questiona a relação que se estabelece entre o circuito da arte contemporânea na capital e no ABC. Autonomia, marginalização ou continuidade?

“As pesquisas destes artistas se assemelham pela aparente fragilidade dos materiais utilizados em seus trabalhos, pela familiaridade que sentimos ao ficarmos diante das obras, ao fato de que suas produções tomam elementos do mundo como base, evocando o estar junto, fazendo com que o encontro entre observador e obra de arte seja o momento de ressignificação para cogitar novas realidades. Isto acontece quando nos disponibilizamos a ‘ler o que não está escrito’, ou seja, vivenciar a obra e desfazer o estigma da frase ‘não entendo de arte’, abrindo espaço para construir conhecimento com todas as nossas referências” - afirma a curadora Cristina Suzuki. 

Neste StoryMap da ENTRE BORDAS – uma imagem precisa de dois, produções dos artistas Angela Camata, Bruno Novaes, Gustavo Jeronimo e Mariana Vilela ilustram o recorte curatorial que estará nesta edição do projeto.