Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cursos do IX Fórum Internacional de Ginástica Para Todos

Coreografia coletiva com grupos participantes do VIII Fórum de GPT. Foto: Juliana Hilal
Coreografia coletiva com grupos participantes do VIII Fórum de GPT. Foto: Juliana Hilal

O IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos acontece de 18 a 21 de outubro de 2018 no Sesc Campinas e Faculdade de Educação Física da Unicamp, ambos situados na cidade de Campinas/SP. Com programação composta por festivais, cursos, conferências, mesas temáticas lançamentos de livros e apresentações de trabalhos científicos, o eixo temático da edição 2018 é "Ginástica em Rede, Possibilidades para Todos".

Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica, a Ginástica Para Todos é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como: danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da autossuperação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.

Os cursos que serão ministrados dialogam com a diversidade de culturas que estão presentes no Fórum e trabalham as possibilidades que as interações e relações em rede podem proporcionar ao desenvolvimento da Ginástca Para Todos e seus praticantes.

As inscrições já começaram e ficam abertas até o início do Fórum ou preenchimento de todas as vagas.

Conheça os cursos com vagas disponíveis:

A Ginástica Para Todos no Sesc SP: compartilhando experiências práticas
A partir das experiências do Programa Sesc de Esporte dentro da diversidade de contextos das unidades Sesc, o curso visa apresentar as possibilidades de desenvolvimento de GPT nas diferentes faixas etárias e perfis sócio-culturais.

Dançando com os Lobos
Será oferecido aos participantes a oportunidade de conhecer e vivenciar o processo de concepção e composição da coreografia " Os Lobos e a Lua", do grupo Olympiada Thrakomakedonon da Grécia, considerado pela FIG como o melhor do World Gym for Challenge, realizado na Noruega em 2017.

Curso Internacional Republica Tcheca: Ginástica para Idosos
O curso apresenta uma proposta metodológica utilizada na República Tcheca, visando o condicionamento físico de pessoas idosas, assim como a pratica da Ginástica por essa faixa etária. Na primeira parte será enfocada a Ginástica Funcional seguida da Ginástica Rítmica com a utilização de aparelhos não tradicionais.

O samba pede passagem! Contribuições artísticas dos desfiles de escolas de samba para a GPT
O curso pretende abordar conceitos, procedimentos e técnicas usadas para a criação coreográfica e treinamento da ala Comissão de Frente das escolas de samba, relacionando-as com as práticas performativas da Ginástica para Todos.

México - Ritmos e Pirâmides
Durante o curso serão vivenciados diferentes movimentos de danças mexicanas num ritmo muito peculiar, resultando na criação de uma coreografia com uma música típica do México, numa versão eletrônica. Os participantes também terão a oportunidade de criar e executar pirâmides humanas, num trabalho em grupos de forma divertida e cooperativa.

Entre gingas e floreios, GPT na roda de capoeira
Exploração da corporeidade da capoeira, marcada pela ginga, e seus elementos acrobáticos, comumente chamados floreios, como possibilidade de expressão na GPT.

Mini Curso Teórico: Maquiagem Artística para Apresentações de GPT
Noções básicas e técnicas de maquiagem artística para apresentações de Ginástica para Todos.

 

INSCREVA-SE AQUI