Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Santos abre as comemorações dos 20 Anos do Mesa Brasil Sesc São Paulo

Em julho, a oficina teve como tema Abóbora: da casca à semente <br>Foto: Thaisa Trielli
Em julho, a oficina teve como tema Abóbora: da casca à semente
Foto: Thaisa Trielli

Com o projeto Com a Casca Tem + Valor, equipe de Santos visa difundir o combate ao desperdício de alimentos por meio de uma alimentação saudável e sustentável, sensibilizando o público a aproveitar o alimento por inteiro

Com base em dados do desperdício de alimentos no Brasil, que giram em torno de 20% no ambiente doméstico, segundo o Instituto Akatu, o Mesa Brasil do Sesc é um programa que nasce para reverter essa prática e aos poucos se consolida como uma ação socioeducativa permanente no combate à fome. O programa, que comemora seus 20 anos em novembro de 2014, conta com a parceria das empresas e feirantes em um esforço para evitar que alimentos ainda próprios para consumo sejam descartados e possam ser distribuídos às instituições sociais.

O programa baseia-se no conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e promove ações educativas com o compromisso de estimular práticas alimentares seguras e saudáveis, como o aproveitamento integral dos alimentos. Nesse sentido, o Sesc Santos idealizou o projeto Com a Casca Tem + Valor, com a proposta de divulgar o conceito de aproveitar o alimento por inteiro e a intenção de agregar valor nutricional à preparação, gerar economia, criar variadas e saborosas receitas e diminuir o volume de resíduos descartados no meio ambiente. Serão encontros mensais com um profissional especializado para elaboração de receitas com um alimento da safra e sua total utilização.

Para a coordenadora do Mesa Brasil em Santos, Fabíola Nobrega Aires, uma alimentação variada é fundamental para garantir os nutrientes necessários para manutenção da saúde e para aproveitar tudo o que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes. Ainda segundo ela, para que isso aconteça, é necessária a mudança de hábitos alimentares e a difusão de novos conceitos à mesa, como estimular práticas que promovam o aproveitamento de cascas, folhas, talos, sementes e entrecascas, que são  fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Para a nutricionista e gastróloga Aline Rissatto, que conduzirá as oficinas mensais na unidade, garantir o acesso da população a essa informações do melhor aproveitamento dos alimentos é fundamental na construção de uma consciência contra o desperdício. Aline conta que os impactos sociais, ambientais e de segurança alimentar seriam bem menores se a sociedade em geral tivesse um trabalho permanente de combate a uma das grandes causas da fome no mundo todo.

A nutricionista elogiou o trabalho do Mesa Brasil e o interesse dos participantes do primeiro encontro, frisando que uma ação educativa permanente se faz necessária para a melhor distribuição de informações valiosas para o dia-a-dia das pessoas.
O projeto terá uma programação mensal até novembro de 2014, e no primeiro semestre de 2015.

Sobre a Palestrante Aline Rissatto
Nutricionista e gastróloga, formada pelo Centro Universitário São Camilo. Membro da Federação Italiana de Cozinha no Brasil - FIC Brazile. Docente do curso técnico em nutrição e dietética e de cursos livres de gastronomia do SENAC. Autora das receitas do livro "Gourmet & Sustentável: Cozinhando com as Partes não Convencionais dos Alimentos".
 

o que: Com a casca tem + valor
quando:

julho a novembro de 2014 e primeiro semestre de 2015

onde:

Sesc Santos