Postado em
Contagem regressiva para a 23ª Bienal Internacional do Livro
Responsável pela idealização da programação cultural do evento, o Sesc em São Paulo leva ao público uma extensa lista de atividades que mesclam literatura, música, quadrinhos, teatro, dança, circo e cinema. A Bienal acontece entre os dias 22 e 31 de agosto. Falta pouco!
Os números da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmera Brasileira do Livro (CBL), impressionam: em dez dias de evento, serão mais de 400 atrações e um público que deve alcançar a marca de 700 mil visitantes. Os seis espaços que receberão a programação curada pelo Sesc em São Paulo foram idealizados e concebidos pelo arquiteto Guto Requena, a convite do Sesc.
A extensa programação cultural desses espaços mescla literatura, música, quadrinhos, teatro, dança, circo e cinema. Além dos estandes das principais editoras, livrarias e distribuidoras do mercado, o público que passar pelo Anhembi também vai poder assistir a atrações musicais, espetáculos teatrais, e participar de mesas com autores nacionais e internacionais. As datas e horários estarão disponíveis, em breve, no site oficial da Bienal Internacional do Livro.
Aos espaços, então:
Salão de Ideias Fique de olho: as vagas são limitadas, com retirada de senhas na bilheteria do espaço, meia hora antes da abertura das mesas.
Espaço Imaginário Fique de olho: as vagas são limitadas, com retirada de senhas na bilheteria do espaço, meia hora antes da abertura das mesas.
Anfiteatro A programação musical do espaço terá como tema “A canção do universo”, uma série de shows em que alguns dos maiores compositores e músicos brasileiros, como Hermeto Pascoal e André Abujamra, foram associados aos arquétipos da cultura universal. Para os espetáculos teatrais, foram escolhidas obras com referências literárias, como a homenagem ao centenário de nascimento do escritor argentino Júlio Cortázar, com a peça “Imago – Uma lua n’água”, do Grupo Matula Teatro, além de peças para o público infantil. Animações, longas de ficção e a criação de uma trilha sonora ao vivo para um clássico das telas: a programação de cinema trará obras para adultos e para crianças. Entre elas, “O menino e o mundo”, de Alê Abreu e “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro. As apresentações de dança do Anfiteatro trazem como referência o universo do livro, com coreografias inspiradas em obras literárias, na relação com o livro enquanto objeto, e no caráter imaginativo das narrativas. Já os espetáculos de circo têm narrativas que tratam da liberdade, da guerra e de conflitos internos, e atendem a públicos de todas as idades. Haverá também espetáculos literários, em que a literatura é a linguagem artística principal. Um dos destaques é o show “Solidão no Fundo da Agulha”, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e sua filha, a cantora Rita Gullo. Fique de olho: as vagas são limitadas, com retirada de senhas na bilheteria do espaço, meia hora antes da abertura das mesas.
BiblioSesc: Praça de Histórias e Praça da Palavra Na Praça de Histórias, a programação privilegia o texto oral, a palavra falada. Um exemplo do que vai acontecer por lá: a atividade “Historietas Compartilhadas Entre Pais e Filhos” terá como objetivo auxiliar os pais na hora de ler para os filhos. Já a Praça da Palavra será voltada para a palavra escrita e para as suas possibilidades narrativas. Já imaginou rappers recontando clássicos da literatura mundial? Pois Ellen Oléria, Rappin Hood, OGI, entre outros, estarão por lá para apresentar os “Clássicos da Periferia”.
Estande das Edições Sesc |
Além dos espaços com programação cultural e curadoria do Sesc em São Paulo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é responsável por outros três grandes espaços - Escola do Livro, Cozinhando com Palavras e Arena Cultural – que terão a presença de autores nacionais e internacionais, best-sellers, workshops, cursos e palestras com foco nos educadores e uma área que mescla literatura e culinária.
Em breve, a programação completa da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo estará disponível no site do evento.
Ingressos:
A partir de 1º de agosto, as bilheterias das unidades do Sesc abrem a venda de ingressos para comerciários.
Comerciários e dependentes pagam meia entrada, e é preciso apresentar o cartão de matrícula na entrada da Bienal do Livro.
Valores da meia entrada:
- para visitar a Bienal de segunda a quinta-feira: R$ 6,00
- para visitar a Bienal de sexta, sábado e domingo: R$ 7,00
Serviço:
De 22 a 31 de Agosto de 2014 no Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
Horário de Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h) - Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h) - Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)