Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Você já viu um espetáculo de Robert Wilson?

O mês de julho será marcado pelo espetáculo The Old Woman (A Velha), sexto projeto que o encenador Robert Wilson apresenta nos palcos do Sesc. Preparamos uma breve retrospectiva sobre os espetáculos já apresentados nas unidades do Sesc em São Paulo

Quartet
O ano de 2009 ficou conhecido como O Ano da França no Brasil. Entre as diversas produções internacionais que desembarcaram em nosso país estava o espetáculo Quartett, primeira produção de Robert Wilson a ser apresentada no palco do Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. A peça, escrita pelo alemão Heiner Müller (1929-1995), trazia à cena um alucinado duelo amoroso e era estrelada pela diva francesa Isabelle Huppert.

A Última Gravação de Krapp
No monólogo A Última Gravação de Krapp, escrito pelo irlandês Samuel Beckett (1906-1989), Robert Wilson entrava em cena com dois papeis: como diretor e ator. No espetáculo, apresentado em 2012 no Teatro do Sesc Belenzinho, ele era o velho Krapp, personagem que aos 70 anos decide a rebobinar a vida – em meio a rolos de fitas gravados com histórias passadas, relembra sua trajetória e confronta-a com o presente, tentando extrair graça da melancolia.

Ópera de Três Vinténs
A Ópera de Três Vinténs foi um importante capítulo da parceria entre o encenador americano Robert Wilson e a companhia alemã Berliner Ensemble, fundada pelo dramaturgo Bertold Brecht (1898-1956) em 1949. Apresentada em 2012 no Sesc Pinheiros, a peça articulava uma sátira mordaz do capitalismo por meio da história do casamento de um bandido com a filha de um explorador de mendigos. Na versão de Wilson, a Ópera de Três Vinténs se passava nos anos 20, época em que foi escrita, e não na nostálgica Londres do século XVIII imaginada por Brecht.


Foto: Ed Figueiredo

Lulu
Com trilha sonora composta por Lou Reed, o espetáculo Lulu chegou ao Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, na segunda quinzena de novembro de 2012, após a apresentação da Ópera de Três Vinténs. Também interpretada pela companhia alemã Berliner Ensemble, com base nos textos de Frank Wedekind (1864-1918), a peça trazia como personagem principal uma dançarina de cabaré, uma verdadeira musa do underground coroada pelo experimentalismo da encenação de Robert Wilson somado à ousadia das guitarras de Reed.


Foto: Ed Figueiredo

A Dama do Mar
Em 2013, o Sesc em São Paulo realizou com Robert Wilson uma versão nacional de A Dama do Mar. O espetáculo, baseado no texto de Henrik Ibsen adaptado por Susan Sontag especialmente para o encenador americano, foi montado com atores brasileiros, com as atrizes Lígia Cortez e Ondina Clais Castilho revezando-se no papel da heroína Ellida Wangel. O espetáculo estreou no Sesc Santos e no Sesc Pinheiros, passando também pelas unidades Sesc Araraquara, Sesc Rio Preto e Sesc Ribeirão Preto.


Foto: Ed Figueiredo

The Old Woman (A Velha)
The Old Woman (A Velha), novo projeto de Robert Wilson, será apresentado no Sesc Pinheiros entre os dias 24 de julho e 3 de agosto. Adaptada da obra homônima de Daniil Kharms (1905-1942), autor russo perseguido pelo regime stalinista, a peça acompanha a história de um escritor em dificuldades que não consegue alcançar a paz consigo mesmo e é assombrado pela figura de uma velha mulher. O ator norte-americano Willem Dafoe e o bailarino letão Mikhail Baryshnikov estão no elenco.

A venda de ingressos para este espetáculo terá início nesta terça-feira, 8 de julho, às no Portal SescSP e dia 10 de julho, às 17h30, nas bilheterias das unidades do Sesc em São Paulo. Para mais informações sobre este espetáculo, clique aqui.


Foto: Lucie Jansch