Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival de rock contamina Araçatuba e região

Inspirado no mosquito
Inspirado no mosquito "Birigui", festival tem o objetivo de contaminar a região com a cultura rock

Rock’n roll em variadas vertentes e disseminado feito contaminação. No dia 19 de julho (sábado), o Pandemia Festival Rock'n Roll, programação especial do Sesc Birigui que integra o projeto permanente Pandemia, traz ao palco da Praça João Pessoa, em Araçatuba, shows de bandas de diferentes regiões do estado de São Paulo. O festival acontece das 16h às 22h em homenagem à cultura do rock, já que no dia 13 do mesmo mês comemora-se seu Dia Mundial. As apresentações são gratuitas e não indicadas para menores de 16 anos.

A programação une quatro bandas que sobem ao palco sequencialmente. O hard rock e o heavy metal tradicional estarão representados pela banda Salvanor, de Araçatuba. O grupo, que iniciou suas atividades com show tributo à Iron Maiden, apresenta canções autorais e covers com vasta influência do power metal dos anos 80. A história de Salvanor começou há 15 anos e inclui uma participação na coletânea europeia Gladiators of Metal, editada na Áustria.

A pegada do rockabilly, subgênero do rock surgido na década de 1950 que se utiliza da influência country, é a proposta musical do power trio Cry Baby, de Cordeirópolis. A banda transita entre o rockabilly e outras manifestações musicais, como o country music e o punk rock, e tem em seu roll de ídolos grandes ícones internacionais do estilo: Elvis Presley, Eddie Cochran e Stray Cats. 

Inspirado pelo rock clássico e pelo metal, o grupo Karburalcool de Presidente Prudente ganhou bastante destaque na região oeste do Estado de São Paulo logo após sua criação, em 2012. A banda baseia seu repertório em Motorhead, Pantera, Sepultura e Beatles, nomes que norteiam sua proposta musical.

De São Paulo, o grupo Golpe de Estado tem como referência o hard rock brasileiro – conhecido nas figuras de Lobão, Made In Brazil e Oficina G3. A banda apresenta repertório autoral, resultado de seu novo álbum, Direto da Fonte. Golpe de Estado tem 28 anos de carreira e oito discos lançados. O conjunto também traz ao público sucessos que marcaram sua trajetória, como Noite de Balada, Caso Sério e Não é Hora.

Projeto
Pandemia é um projeto permanente do Sesc Birigui que tem como objetivo tornar a região referência no consumo e na produção de rock pelos jovens e pelos conjuntos locais, além de resgatar as obras musicais do gênero que movimentaram as décadas de 1970 e 1980. O nome surgiu em referência à ideia de o rock ser como um “vírus” ideológico passível a contaminação. O responsável pela transmissão é representado pelo mosquito Birigui, que inspirou o nome da cidade onde está inserida uma unidade do Sesc. A concepção do projeto aconteceu no final de 2013.

O projeto trouxe ao público da região nomes conhecidos no cenário do rock, como Serguei, ícone do rock brasileiro e já octogenário, com o show Serguei & Medusa Trio – 80 vezes rock’ n roll, e Kid Vinil, um dos maiores incentivadores da cena punk rock paulista do final dos anos 1970, com a apresentação “Xperience”. Neste ano, a banda Made In Brazil  fez show de rock tributo em março, e o grupo Os Replicantes apresentou em abril show em comemoração aos seus 30 anos de carreira.  

Se quiser conhecer mais sobre as bandas que se apresentam no festival, assista aos vídeos:

 

Salvanor

Cry Baby

Karburalcool


Golpe de Estado