Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rio de Noel

O Rio de Noel Rosa, na década de 1930 <br>Foto: Domínio Público
O Rio de Noel Rosa, na década de 1930
Foto: Domínio Público

Agora vou mudar minha conduta

Eu vou pra luta, pois eu quero me aprumar

Vou tratar você com a força bruta

Pra poder me reabilitar

 

Pois esta vida não está sopa

E eu pergunto: com que roupa?

Com que roupa que eu vou

Pro samba que você me convidou?

“Com que roupa?”, de Noel Rosa

 

Em agosto, o Sesc São José dos Campos nos leva a uma viagem ao passado: aos tempos da boemia do sambista Noel Rosa, ao Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930. Serão cinco dias de imersão - de 27 a 31 de agosto - em muita cultura e música pelos bairros de Vila Isabel e Lapa.
Nesta excursão, que integra o programa de Turismo Social do SescSP, vivemos a cidade de Noel Rosa, conhecendo sua história e os lugares que frequentava e que serviram de inspiração para suas composições.

 

Noel Rosa

Autor de mais de cem músicas que falam de amor e da vida boêmia do Rio de Janeiro. Noel de Medeiros Rosa, que já foi até tema de filme, nasceu em 1910, viveu a música e morreu cedo, aos 27 anos, na mesma cidade.

Sua família era de classe média, e o que ele escrevia ajudou a legitimar o samba e a música popular brasileira no rádio. Tornou-se, então, um dos maiores e mais importantes compositores do Brasil. Com suas canções regadas a humor e crítica, Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano.

Com tuberculose e casado há três anos com Lindaura (apesar de ser apaixonado por Ceci, uma prostituta do Cabaré que frenquentava), ele voltou para seu bairro de criação, Santa Isabel, pouco depois de ter se mudado para Belo Horizonte. A mudança não adiou sua morte, e Noel faleceu em sua querida cidade.

 

Por onde ia Noel

O Instituto Cultural Cravo Albin é um dos lugares a serem visitados durante a excursão. Lá, a abordagem será no contexto histórico da época em que viveu Noel Rosa: a boemia do Rio de Janeiro. O Instituto não trata só sobre Noel, mas sobre MPB como um todo, citando outros compositores.

Em Vila Isabel, o roteiro prevê um almoço com direito a bate-papo com o presidente da Velha Guarda da Unidos de Vila Isabel, para aumentar o apetite por mais música e cultura!

Além disso, uma nova visão sobre o Sambódromo carioca e o Pão de Açúcar. Quando o grupo chegar lá, a visita ao MAR - Museu de Artes do Rio será um atrativo extra.

Foto: Junius

 

Música para a viagem

Que tal ouvir a música de Noel Rosa para se preparar para o passeio? Aqui você encontra os desenhos de Orlandeli que ilustram as músicas do compositor na coletânea “Noel Rosa: Mentiras, ilusões e outros blefes mais”. Para ouvir e baixar!

 

 

CDS
NOEL ROSA AO ENTARDECER  

FLÁVIO BALA


Selo Sesc SP
2012


Comprar

 

 

o que: Rio de Noel - O poeta da vila
quando:

27 a 31/ago

onde:

Sesc São José dos Campos

valores:

R$ 775,00 a R$ 1.163,00