Postado em
O olhar de Sebastião Salgado sobre a natureza
Genesis, o mais recente trabalho do fotógrafo, chega a Taubaté depois de passar pelo Sesc Belenzinho e pelo Sesc Santo André
A partir do dia 31 de julho, uma pequena amostra das texturas e formas de vida que compõem o planeta estarão em exibição no Sesc Taubaté. A exposição fotográfica Genesis é resultado de uma jornada de 8 anos por alguns dos lugares que se preservam intocados pelo modo de vida urbano, registrados pelo olhar de Sebastião Salgado.
Para o fotógrafo, a missão empreendida entre 2004 e 2012 transformou sua forma de ver o mundo: “Eu descobri que eu sou natureza, que eu sou um animal como qualquer outro, que todas as outras espécies são tão importantes quanto a minha, que eu não sou a única espécie racional no planeta”, disse na ocasião do lançamento da exposição em 2013, no Sesc Belenzinho.
A cada uma das 32 regiões que visitou, o fotógrafo dedicou-se em média por dois meses. Mesmo assim ficou com a sensação de que havia ali material para explorar muito mais: “Os oito anos que passei fotografando Genesis não foram absolutamente nada. Eu fotografei apenas uma amostrinha muito pequena da Terra. (..) Eu poderia ter continuado por mais 30 ou 40 anos a fotografar Genesis e eu não fotografaria, ainda, tudo o que eu poderia ter fotografado na Terra”, completou em entrevista à EOnline.
Mesmo tendo esta visão de que seria impossível fazer um registro completo, houve uma preocupação em elaborar um material final que apresentasse o planeta de uma forma coerente nas exposições e no livro que leva o mesmo nome da mostra.
Desta forma, a exposição é dividida em cinco núcleos que correspondem a determinados lugares do planeta. Em “Planeta Azul”, são exibidas imagens de paisagens congeladas e seus animais. “Santuários” é composto por imagens de paisagens vulcânicas e peculiares, assim como de suas populações. “África” apresenta uma variedade de imagens do continente, tanto da vida selvagem de determinados animais, quanto de populações tribais. “Terras do Norte” é composto por imagens do norte dos Estados Unidos, do Canadá e de regiões do norte e do oeste da Rússia. “Amazônia e Pantanal” exibe fotografias de paisagens, vegetais e animais destes dois ecossistemas sul-americanos.
A mostra faz parte de uma itinerância que percorrerá algumas unidades do Sesc São Paulo até 2016. No Sesc Taubaté, o agendamento de grupos para visita monitorada deve ser feito pelo email: exposicao@taubate.sescsp.org.br ou pelo telefone (12) 3634-4000.
o que: | Exposição: Genesis |
quando: |
De 31/7 a 2/11 |
onde: |
Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000 |