Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

15 anos de Reggae raggamorfe no estilo dreadlocke

A banda Planta e Raiz se apresenta no dia 5/7 no Sesc Osasco
A banda Planta e Raiz se apresenta no dia 5/7 no Sesc Osasco

A banda paulistana Planta de Raiz comemora 15 anos com show de seu último trabalho no Sesc Osasco no dia 5 de julho

A Jamaica deu de presente para o mundo um estilo musical que relaxa, e canções que trazem paz, falam sobre Deus, amor e aspectos sociais. Embora o surgimento do reggae seja apontado para a década de 50, foi nos anos 70 que o ritmo ganhou o mundo com canções dos mestres Jimmy Cliff e Bob Marley.

Na mesma década de 70  músicos brasileiros como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor já demonstravam em suas músicas, influências do som jamaicano, e vejam só, 44 anos depois o estilo continuou influenciando pessoas a espalharem a vibe  positiva e as batidas compassadas pelo mundo, inclusive aqui por São Paulo.

Em 1998, jovens de São Paulo se juntaram para fazer cover Bob Marley na Vila Madalena, e por aí já começou a história da banda Planta e Raiz. Começaram a tocar em bares e casas noturnas na capital e litoral paulista e como os garotos desenvolviam suas próprias canções, decidiram entrar em estúdio e o resultado foi o primeiro álbum Que Brota da Terra composto por quatro canções próprias marcadas sempre pelas letras que falam sobre a vida em harmonia com a natureza e a `positive vibration` característica do reggae. No single  `Com Certeza`, música que marcou o início da banda, eles expressam bem a essência do que querem falar: `Com Certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira, sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira`.

Depois veio o segundo álbum, Este é o remédio, com participação de Zé Orlando, integrante da importante banda de reggae Tribo de Jah, e também a regravação de `Vamos Fugir` (Give me your love). Paralelamente aos shows a banda compôs as músicas para um novo CD o “De cara por Mundo” álbum  lançado nacionalmente com quatorze músicas próprias e uma regravação de “A dois passos do paraíso”, sucesso dos anos 80 com a banda Blitz.

Em 2005, a banda gravou seu novo CD/DVD ao vivo, com várias participações especiais, alguns deles foram de Chorão (Charlie Brown Jr), Rappin Hood, Evandro Mesquita e Rick Bonadio. Além disso, a banda Planta e Raiz também foi convidada pra participar de dois projetos internacionais o CD " EL Albun Verde" lançado na argentina, uma homenagem aos Beatles através do reggae music, onde participaram bandas de toca américa latina. O Planta gravou a música " Don´t Let Me Down". O outro projeto que acabou de ser lançado em Portugal, é o CD " Copa Reggae" ondem participam bandas do Brasil, Angola e Portugal.

Em 2007 a Planta e Raiz gravou o seu quarto CD "QUAL É A CARA DO LADRÃO" composto por 14 músicas inéditas mostrando o amadurecimento natural do grupo, a competência musical e o entrosamento de quase uma década na levada do reggae brasileiro. Já em 2009 a Gravadora Universal lançou o CD DUPLO na coletânea   “ SEM LIMITES “ reunindo vários sucesso da banda. Em 2010 o CD “ MANIFESTAÇÃO DO AMOR” foi lançado  de forma  independente e  produzido pelo Tato Cruz  vocalista da banda Falamansa.  Esse trabalho marcou uma nova fase independente da banda que gravou dois clipes desse novo CD.

Em comemoração aos 13 anos de banda, em 2011 eles lançaram o trabalho “PLANTA ADUBABA” em CD e vinil,  produzido pelo renomado musico Buguinha Dub, uma releitura de 10 músicas do PLANTA E RAIZ  no estilo DUB muito conhecido na Jamaica.

Em 2013 o Planta & Raiz completou 15 anos e junto veio o 8º filho da banda, projeto duplo `Bora Viver' e 'De Sol a Sol` que pela 1ª vez foi todo produzido pelos integrantes Zeider, Samambaia e Franja no estúdio da própria banda em São Paulo,  que gravou o DVD comemorativo no exato local de seu 1º show da vida, a Vila Madalena. O álbum é composto de 14 faixas inéditas e contém a regravação da música ‘O Telefone’ de Ben Jor,  além de muitas participações como: Rael da Rima, DJ Dri, e parceiros como Fernando Anitelli (Teatro Mágico) e Stereodubs.

Desde  2013 a Tour Bora Viver esta circulando pelas principais capitais do Brasil, passando pelo interior, litoral brasileiro e com a possibilidade de novamente atravessar o mundo chegando à Austrália e Japão onde a banda se apresentou com a tour anterior. Estas estradas trouxeram a banda Planta e Raiz para o Sesc Osasco, onde apresentam seus últimos sons no dia 5 de julho, além dos que marcaram a carreira do grupo que apresenta canções que celebram o amor, a paz e a positividade de sempre.