Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Capoeira para crianças!

Para celebrar a Semana Mundial do Brincar, o Sesc São Paulo oferece, em todas as unidades, inúmeras programações para crianças de 0 a 6 anos, até 28 de maio. A capoeira é protagonista de algumas atividades e aproveitamos a ocasião para conversar com o professor Marcos Santos Mourão, que deu uma palestra no Centro de Pesquisa e Formação sobre práticas corporais. No vídeo, ele fala sobre a importância desta prática na vida das crianças. Assista:

 

 

Apesar da prática da capoeira acontecer, também, em lugares fechados, ela é das ruas, dos parques, das praças e envolve diferentes lugares, tempos, pessoas e sentimentos. É uma mistura de cultura popular, arte marcial, esporte, dança e música.

De origem negra, foi trazida por pessoas escravizadas, e passou, inclusive, por um período de proibição; porém hoje é reconhecida como um símbolo da identidade brasileira e pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Entre situações desafiadoras, prazeirosas e construtivas, proporciona diversos benefícios para a criança. Confira alguns deles, registrados na atividade Vivência Musical e de Capoeira para bebês e crianças, com o Grupo SapéCapoeira:

1) Respeito à diversidade: todos podem participar e evoluem dentro de suas próprias possibilidades.

2) Exercita o corpo e a mente: os movimentos, adaptados para cada fase do desenvolvimento, exercitam a atenção, o autocontrole e a criatividade.

3) Cooperação e o respeito ao próximo: há uma relação de compromisso e prazer com os amigos. Na ginga e na troca dos golpes, os praticantes conseguem envolver seu parceiro de jogo sem atingi-lo.

4) Aprende brincando: com muitas interações lúdicas, possibilita a brincadeira com o próprio corpo e traz elementos novos em cada atividade.

5) Relação com corpo e espaço: entre agachamentos, giros e chutes criam uma série de habilidades relacionadas com deslocamento e equilíbrio. Os momentos de alongamento trazem a exploração e descoberta de partes do corpo.

6) Aproximação de outras culturas: na companhia de outras crianças, ouvem histórias, músicas do universo da capoeira, do folclore brasileiro, cantam, gingam e tocam instrumentos.

A Semana Mundial do Brincar esta inserida no Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo, voltado para crianças e bebês de 0 a 6 anos, seus adultos de referência e público interessado na temática da primeira infância, desenvolvido a partir dos conceitos de educação permanente e não formal. O programa promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural e simbólico.

Gostou? Saiba mais clicando aqui.