Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

10 Momentos que pedem música!

Para quem gosta de música, toda hora é hora de apertar o play e escutar um som. Mas em algumas situações, a música é capaz de mudar o que sentimos, nos inspirar e nos transportar para outro lugar ou outra época. 

Entre os CD’s e DVD’s do Selo Sesc que estarão com descontos de até 60% de 20 de junho a 18 de julho nas lojas Sesc e aqui no site, existem opções que combinam perfeitamente com todas essas ocasiões.

Elegemos aqui 10 momentos em que a boa música é fundamental. E, de brinde, uma sugestão de som para cada um deles!
 

1- Ficar preso no trânsito
O metrô está operando com maior intervalo entre as estações? Seu ônibus está parado e tão lotado que você nem consegue levantar o braço? E você não se lembra de como engata a segunda marcha no carro, de tão lento que está o tráfego? Temos a solução: as letras do CD A poesia de Aldir Blanc, com interpretações da cantora portuguesa Maria João e convidados, vão suavizar os momentos em que o trânsito empaca sua vida.
 



2- Praticar atividades físicas
Seja uma corrida de rua, uma caminhada na esteira, ou mesmo um alongamento leve. Quem é adepto dos exercícios físicos há de concordar que, principalmente nos momentos em que o cansaço bate e a preguiça quase vence, músicas alegres no fone, como as do disco Aluê, do percussionista Airto Moreira, salvam o dia!
 

 

3- Arrumar a casa
Ninguém escapa de lavar louça, tirar pó dos móveis e organizar o guarda-roupa de vez em quando. Mas se você faz cara feia sempre que precisa realizar essas tarefas, a gente tem uma dica: o som animado do CD Café no Bule , com Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit, vai deixar você bem-humorado e, de quebra, sua casa ficará um brilho!
 

 

4- Voltar no tempo
“No meu tempo era melhor”. Para tirar a prova, só mesmo usando o poder da música. Então permita-se viajar no tempo com o CD Rei Vadio, em que o compositor Romulo Fróes homenageia o sambista Nelson Cavaquinho. Recordar é viver!
 



5- Cozinhar
Para quem ama colocar receitas em prática, a música que toca na cozinha é tão importante quanto acertar o sal. E o som dos discos Berio + , Cage + e Ligeti + é uma ótima pedida para inspirar os cozinheiros. Sorte de quem for convidado pra se juntar a essa mesa!
 

 

6- Brincar 
Ouvir música com as crianças é muito prazeroso. E quando elas começam a entender as letras e a cantar junto, a brincadeira fica ainda mais divertida! Que tal colocar o CD Tic Tic Tati , da cantora Fortuna, no repeat e ensinar todo mundo a dançar ao som de “O grande rabanete”, “O vira”, e “O caso do bolinho”?
 



7- Cantar alto no banho
“Pérola negra, te amo, te amoooooooooo”! Quem nunca imaginou ser um cantor de sucesso, fingindo que o shampoo era um microfone? O CD Fruta Gogoia é uma homenagem de Jussara Silveira,  Renato Braz e Dori Caymmi à cantora Gal Costa, com faixas como “Pérola Negra”, além de outros sucessos. Prato cheio para seu show no banho!
 

 

8- Concentrar-se em uma tarefa
Sabe quando a página em branco insiste em nos encarar, e o texto não avança? Ou quando estamos em um ambiente muito barulhento e precisamos de atenção total? Experimente ouvir o CD AM60 AM40, de Antonio Meneses e André Mehmari, e nos diga se a música não fez com que sua concentração voltasse para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído.
 

 

9- Dar uma festa em casa
Boa música é a alma de toda festa.  E a gente aposta que quando toca a Caixa Preta, com a obra completa de Itamar Assunção, a festa fica ainda melhor. Os 12 CD’s que compõem o box especial têm a participação de artistas como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Seu Jorge e Ney Matogrosso.
 

 

10- Andar na rua
Ir à pé de um compromisso ao outro pode ser a coisa mais divertida do mundo se você tiver a companhia do disco instrumental A saga da travessia no seu fone de ouvido. Quem já andou em uma avenida movimentada imaginando que estava em um videoclipe sabe bem do que estamos falando :)
 


Entre os dias 20 de junho e 18 de julho, todos os discos citados nessa lista, além de muitos outros CD's e DVD's, estarão com desconto de até 60% em nossa loja virtual, e nas Lojas Sesc localizadas nas unidades! Aproveite!