Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Desafio está Apenas Começando

A segunda-feira, 07 de maio, foi marcada pelo sorteio das cidades que vão participar da competição do Dia do Desafio.

Com a mensagem “Você se mexe e o mundo mexe junto”, mais do que uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas e ao combate ao sedentarismo e à inatividade, o Dia do Desafio é um movimento para criar redes de pessoas em ações para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todo o mundo.

A partir desta edição, a campanha destacará ainda mais esse vínculo entre as cidades, instituições e pessoas. Com o desafio trienal, pretende-se estimular a troca de experiências e o conhecimento mútuo entre as competidoras. E foi durante o evento que aconteceu o sorteio para definir os confrontos deste e dos desafios até 2020. Para saber quem sua cidade enfrentará, clique aqui.

Motivos para comemorar

Como nas edições anteriores, foi um dia de festa. Pessoas de todo o País e de outras nacionalidades acompanharam presencialmente e pela transmissão ao vivo a apresentação de grandes nome do Basquete, do Beisebol e do Futebol.

Clodoaldo Silva, paratleta da Natação, foi o Mestre de Cerimônias e apresentou autoridades do Brasil e de países que participam do Dia do Desafio.

O espetáculo começou com uma apresentação de basquetebol, representando a América do Norte. De um lado da quadra, os estadunidenses Corderro Bennett e Kenny Montrell Dawkins, acompanhados dos brasileiros Guilherme Giovannoni e Guilherme Pereira Deodato, todos ambos do Novo Basquete Brasil. Do outro lado, Will, Soriane, Carlinhos e Marcellus, representando o Baquete 3X3, que estreia como uma modalidade olímpica nos jogos de Tóquio em 2020.

Na sequência, foi o momento América Central, com o beisebol. Para grande parte da plateia foi o primeiro contato com o esporte amado em países como Cuba. Sendo assim, como não poderia deixar de ser, cubanos na quadra. Juan Carlos Muniz Armenteros e Ernesto Noris Chacon construíram suas carreiras no país e há mais de uma década jogam pelo Brasil e transmitem seu conhecimento para crianças e jovens brasileiros. A apresentação contou ainda com adultos, meninas e meninos jogando todos juntos e demonstrando mais um dos valores do esporte: a inclusão.

Para encerrar as apresentações esportivas, o futebol, esporte mais praticado na América do Sul. Batendo bola, Daniela Alves, que se consagrou na Seleção Brasileira, a goleira Paula Natal e a argentina Agustina Barroso, que já representou seu país e hoje joga no Audax/Osasco. No “time dos meninos”, César Sampaio, que jogou pelo Santos, Palmeiras, e Seleção Brasileir; Evair, um dos maiores ídolos do Palmeiras, que também vestiu a amarelinha; e o uruguaio Diego Lugano, que encerrou sua carreira pelo São Paulo Futebol Clube.

Comandado por César Gouvêa, da Cia do Quintal, o evento contou também com apresentações musicais do grupo vocal Sonora Voz, dos Barbatuques e da banda da trupe de César.

Esta edição ficará marcada também pela aprovação da Lei Nº 13.645, de 4 de abril 2018, que instituiu o Dia Nacional do Desafio. Durante a festa em Jundiaí, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc no estado de São Paulo, ofereceu uma placa comemorativa ao Deputado Federal Lobbe Neto pela autoria e empenho na aprovação da lei.

O Dia do Desafio 2018 está oficialmente lançado. Convidamos a todos a se unirem a nós nessa enorme campanha que quer fazer todo mundo se mexer!

Clique aqui para assistir na íntegra o Sorteio.