Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A brincadeira de Mestre Valdeck de Garanhuns

Com 35 anos de carreira, Mestre Valdeck de Garanhuns tem uma vasta história com diversos tipos de arte: teatro, pintura, cordel, poesia e, principalmente, seus famosos bonecos.

Formado em pedagogia, trabalhou como professor na época em foi instituida a matéria de educação artística na grade curricular do ensino. "Entrei na Facho - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Lá fiz meu curso e trabalhei mais 10 anos. Cinco anos em sala de aula e cinco anos no departamento de cultura, elaborando projetos."

Foi em São Paulo, a partir de 1985, que tomou contato com os mestres bonequeiros."Conheci Augusto, um bonequeiro que trabalhava em feiras beneditinas, feiras de conventos. Fui com ele em uma dessas feiras, para um trabalho inspirado no mamulengo."

Valdeck tem outras referências como Mestre Saúba e Mestre Solão. "Levei muito chute na canela de Augusto porque ainda não tinha a destreza de falar e mexer o boneco ao mesmo tempo." 

O nome correto para uma apresentação de mamulengo é brincadeira. "Eu com meus 50 bonecos, se começar a brincar posso ficar umas 6 horas direto", diz sorrindo. E ninguém brinca igual. Cada mestre tem uma mala, com vários personagens que até podem se parecer, mas cada um tem uma personalidade. Na mala dos mestres mais antigos são 70, 80, bonecos.

E não é a toa que adquiriu esse título de Mestre. São os anos de experiência. "Todas as músicas dos meus brinquedos são minhas. Os bonecos sou eu que faço. Eu sei ir no mato e pegar o mulungu (madeira que se faz os bonecos), fazer o boneco, a roupa, o cabelo e brincar. Eu faço minhas ferramentas. Sou mestre em Xilogravura e até faço minhas facas."

Com uma vida toda voltada para a cultura popular brasileira, Mestre Valdeck de Garanhuns declara sua inspiração: "Eu amo esse país inteiro. A minha paixão, a minha luta, a minha dedicação é para a cultura popular brasileira".

Você pode conferir o trabalho que roda em algumas Unidades do Sesc: Bom Retiro, São Carlos, Registro, Prudente, Bertioga. Vai ficar de fora da brincadeira?!