Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Você sabe o que é marchetaria?

Marchetaria é basicamente a arte do encaixe ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, pisos, tetos, através da incrustação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, etc., tendo como principal suporte a madeira. Diz-se que a palavra pode vir do francês marqueterie e define a arte como uma técnica de decoração por meio da aplicação de tais materiais.

Os objetos de marchetaria são construídos a partir da montagem e colagem de peças sem a ajuda de pregos. Para elaborar uma peça deve-se encaixar as lâminas ou pedaços de madeira de variadas cores, decorando de forma artística o objeto.

A técnica data de aproximadamente 3000 anos atrás, desde a época dos egípcios. Caixas de alto requinte, painéis e mobílias decorativas enriqueciam os palácios e templos da época. As áreas básicas de atuação são bem abrangentes, como na construção de objetos utilitários, bijuteria, reciclagem de móveis, painéis para decoração, quadros, esculturas e restauração.

Com a valorização e procura crescente do público por móveis criativos ou restaurados, com emprego de motivos antigos ou ainda do estilo retrô, a técnica ganhou muitos adeptos e cresceu como hobby.
 

Marchetaria como prática de bem-estar

Agregar cultura, lazer e cidadania num processo de formação permanente é o princípio basilar do trabalho do Sesc. Baseado nisso, há uma oferta diversa de cursos para o público idoso, cujo os maiores objetivos são aprimorar e desenvolver potencialidades, favorecer a convivência, a troca de afetos e a inclusão produtiva, estimulando à autonomia.

Pensando nesse contexto, e entendendo que a Marchetaria é uma técnica que contribui para o pensar sustentável, pois também propicia dar novos usos a objetos aparentemente “desatualizados" - além de aliar destreza manual à criatividade - o Sesc Bom Retiro oferece um curso da técnica.

As aulas acontecerão de 4/5 a 4/7/18, sempre às sextas, das 14h às 16h, e serão ministradas por Danilo Blanco, artista plástico, designer de superfícies e educador social, que alcançou reconhecimento e destaque por resgatar o ofício tradicional da marchetaria como estratégia estética na produção artesanal criativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na  Central de Atendimento.