Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Fruta Gogoia, as canções de memória afetiva e o espetáculo cenográfico

O show “Fruta Gogoia – Uma Homenagem à Gal Costa” chega ao palco do Sesc Sorocaba e, aproveitando a ocasião, conversamos com o diretor artístico do projeto, Luiz Nogueira, para adiantar alguns detalhes.

A apresentação reserva momentos especiais ao público. Jussara Silveira e Renato Braz emprestam suas vozes à um passeio por canções da carreira da artista baiana, que têm arranjos de Dori Caymmi e participação especial de Toninho Ferragutti.

Alguns músicos que participaram da gravação do CD também estarão no palco: Itamar Assiere, no piano, e Mário Gil, no violão, ao lado de Rodrigo Saia, no sax e flauta, Zé Alexandre, no baixo acústico, e Rafael, na bateria.

De acordo com o diretor artístico de Fruta Gogoia, um dos principais diferenciais do show é a possibilidade de apreciar canções que estão presentes na nossa memória afetiva.

É um show muito caloroso. Essa questão da memória afetiva é uma grata surpresa. E tem ainda o diferencial de ver juntas duas vozes tão maravilhosas, que deram muito certo. Como essas vozes timbram, suingam no palco”, avalia Luiz.

Em uma hora e meia de espetáculo, o público vai fazer uma viagem musical e cenográfica pelo universo da Fruta Gogoia, referência ao CD da Gal, lançado na década de 70. “Cada canção teve o privilégio de ter um cenário diferente, criado pela artista plástica Regina Silveira. As telas aparecem continuamente. Os animais e a iconografia que ela criou vão passando pelas músicas com detalhes de movimento, compõem o ambiente e complementam todo o espetáculo. Este é mais um diferencial”, destaca o diretor.

Regina também criou a gravura com a obra “Bicho Gal”, que ilustra o CD do Selo Sesc. De acordo com Luiz, ela foi escolhida por ser mulher e da geração da Gal. Alguém que entende tudo o que a cantora representa e que viveu a Tropicália. “Foi a primeira experiência dela neste tipo de projeto. Foram quatro meses para a concepção da ilustração do CD e dois meses para a do show.”

Os detalhes você confere pessoalmente. Saiba tudo sobre o projeto Fruta Gogoia.