Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil celebra um ano de Sesc Sorocaba com mais de 137 mil quilos de alimentos arrecadados

Foi um ano muito produtivo e ainda vem muita coisa boa pela frente.” É assim que Érica Ranzani, nutricionista e coordenadora do Mesa Brasil no Sesc Sorocaba, analisa o primeiro ano do programa na unidade.

O Mesa Brasil, programa do Sesc São Paulo que conecta empresas doadoras e instituições sociais no combate à fome e ao desperdício, chegou de mansinho em Sorocaba e região, com poucos doadores e instituições sociais cadastradas, mas mês a mês esta realidade foi se modificando. Hoje, contabiliza resultados significativos:

_ Arrecadou mais de 137 mil quilos de alimentos, que antes seriam descartados.

_ Conseguiu complementar a alimentação de mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, que são atendidas por 34 instituições sociais dos municípios de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra.

_ Conquistou 17 parceiros doadores, entre supermercados, quitandas, distribuidores de frutas, indústrias e lojas de produtos naturais.

_ Realizou 10 ações educativas para as equipes de cozinha das instituições sociais, com temas diversos como higiene e manipulação de alimentos, elaboração de cardápios, aproveitamento integral de alimentos, técnicas de congelamento, entre outros.

Érica destaca que é uma alegria imensa ter a oportunidade de implementar e ver prosperar um trabalho tão importante, que modifica a vida de tantas pessoas. “A fome é algo inconcebível em um país que produz tanto alimento e desperdiça um terço antes de chegar na mesa de alguém. É uma realidade cruel que só consegue ser modificada quando se tem ação. E o que o Sesc faz, em parceria com tanta gente bacana, é isso. Ele age em prol das pessoas menos favorecidas, une forças, conscientiza, educa, transforma. Nos faz entender que somos parte e que a mudança precisa acontecer, no nosso micro universo e no todo”, avalia.

Os planos para o futuro são muitos: diminuir o desperdício cada vez mais, angariar novos parceiros e doadores, continuar complementando as refeições das pessoas atendidas pelas instituições sociais cadastradas, promover ações educativas para engajar as equipes de cozinha e fortalecer as instituições sociais, e expandir o programa para que mais pessoas sejam beneficiadas.

Como funciona
O Mesa Brasil coleta frutas, verduras e legumes, frios, laticínio, grãos e cereais, enlatados e conservas, pães, massas, carnes e derivados, que estejam próprios para o consumo. Em toda a coleta, os alimentos são avaliados e selecionados pela equipe do programa. O transporte é realizado em veículos refrigerados, cuidadosamente, para que cheguem ao seu destino.

Para se tornar um doador, basta entrar em contato com a equipe do Mesa Brasil no Sesc Sorocaba , que realizará uma visita para apresentar o programa. Já a instituição social que quiser receber os alimentos, precisa atender aos critérios do programa, além de possuir a documentação necessária para o cadastro. Após esta etapa, é realizada uma visita técnica na instituição, para avaliação e finalização do cadastro. Só então a instituição passa a receber as doações.

Quer conhecer mais o Mesa Brasil? Então confira o relato das blogueiras do Arte na Cozinha, do Artes da Mel e do Dom Manjericão, que acompanharam a coleta dos alimentos doados pelos parceiros do Mesa Brasil Sesc São Paulo e a entrega nas instituições cadastradas no programa.

 

Para ser um parceiro
mesa@sorocaba.sescsp.org.br
(15) 3332-9933