Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curso de arte computacional em junho no Sesc Avenida Paulista

Imagem gerada por código no Processing. Artes de Alexandre Villares.
Imagem gerada por código no Processing. Artes de Alexandre Villares.

Arte e tecnologia se unem no curso gratuito de Programação em Processing para Artistas e Curiosos, que acontece no Sesc Avenida Paulista, entre 7 a 28/6.

Os quatro encontros acontecem no Espaço Tecnologias e Artes (4º andar da unidade) e pretendem promover o contato dos participantes, artistas e curiosos em geral, com a arte que utiliza recursos computacionais.

A parte prática das aulas usa Processing, uma ferramenta amplamente utilizada por artistas, com uma breve introdução à programação e manipulação do código. O objetivo é fazer experiências estéticas, apresentando algumas das ideias tratadas no livro Nature of Code, de Daniel Shiffman.

Nature of Code
Livro Nature of Code, de Daniel Shiffman. Disponível para leitura online.

São temas dos encontros:

Random Walkers e Perlin Noise
Entenda como na programação a aleatoriedade pode ser uma fonte de movimento e de texturas. Saiba mais sobre o Perlin Noise.

Sistemas de Partículas
As ideias de orientação a objetos em programação permitem a criação visual de numerosas partículas.

Autômatos Celulares
Uma simulação com regras bastante simples, os autômatos celulares geram ricos padrões visuais, como o famoso Jogo da vida de Conway.

autômatos celulares

Algoritmos Genéticos
Simulando a replicação e seleção que ocorrem na biologia, os algoritmos genéticos podem ser usados tanto na engenharia como na arte computacional.


Os encontros serão ministrado por Monica Rizzolli e Alexandre Villares.
Inscrições a partir das 9h no primeiro dia da atividade. Vagas limitadas.

Monica Rizzolli é graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP e possui especialização em desenho pela Kunsthochschule Kassel (Alemanha), na classe Johannes Spehr. Desde 2012 participa de projetos internacionais como MAK Center Artists and Architects (EUA), Creatives in Residence (China), Sweet Home (Espanha) e A.I.R. DRAWinternational (França). Em 2015 recebeu o prêmio MAK Schindler, do MAK-Viena. Organiza com Alexandre Villares o encontro mensal Noite de Processing - arte e programação, no Garoa Hacker Clube.

Alexandre Villares é Educador de Tecnologias e Artes no Sesc Avenida Paulista. Arquiteto e urbanista (FAU-USP, 2000), pesquisa ensino de programação em um contexto visual no mestrado do programa de pós-graduação ATC FEC/Unicamp. Professor na Escola da Cidade e no IED-SP.