Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

EntreVilas: Um traçado imaginário pelas vilas operárias de São Paulo

Homepage do Webdocumentário Interativo e Colaborativo que será lançado no dia 10 de maio, no CPF.
Homepage do Webdocumentário Interativo e Colaborativo que será lançado no dia 10 de maio, no CPF.

Quase três meses reunidos, criando e produzindo um documentário interativo e colaborativo sobre as vilas operárias de São Paulo. Foram uma série de oficinas criativas, produção audiovisual e pesquisa histórica para construir o projeto EntreVilas, resultado do Laboratório de Documentário Interativo Cartografias da Memória, realizado pelo Estúdio CRUA no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.

Depois de passar por um processo seletivo, os participantes se reuniram diariamente no Centro de Pesquisa e Formação. Nesses encontros, conheceram a história das vilas operárias dentro do contexto da cidade de São Paulo, e discutiram tecnologia, comunicação e cases de webdocumentários de sucesso. Além disso, visitaram as vilas que ainda existem na cidade e conversaram com os moradores para reconstruir esse cenário.

Esse é o segundo projeto desenvolvido pelo Estúdio CRUA no CPF; o primeiro foi realizado em fevereiro de 2017, em um outro formato que durou 6 dias, durante o Hackathon DOCBixiga, sobre o bairro do Bixiga. O resultado foi a plataforma Bixiga Existe.

A arquiteta e desenvolvedora de web Sumaya Távora Costa participou do primeiro projeto e conta sobre a experiência de trabalhar com profissionais de segmentos diferentes em uma mesma equipe para dar cor ao webdocumentário:

O que aprendi no curso foi retirar de uma vasta pesquisa documental e histórica o que é mais importante e pontual deste passado e ter um olhar da atualidade do que é importante, além de saber o que se quer passar para o usuário daquele produto, tendo como cenário o Bixiga. Na prática aprendi também a colaborar a todo o momento, eu trabalhei em campo, na luz, na produção, na comunicação e na construção coletiva de um storyboard. Essa experiência foi riquíssima por juntar duas grandes paixões da minha vida acadêmica e profissional: desenvolver plataformas de web e a pesquisa histórica, documental e patrimonial.

O processo de criação do EntreVilas foi mais extenso, proporcionando aos participantes mais tempo de envolvimento com o tema e execução.

Ao mesmo tempo em que mapeamos a cidade e promovemos capacitação no campo do documentário interativo, nós criamos oportunidades para comunidades e filmmakers debaterem questões sociais além de plataformas de comunicação para gerar conexão entre comunidades e instituições culturais” explica Marina Thomé, coordenadora do projeto.

Para os participantes, a proposta do documentário interativo colaborativo também é surpreendente: "Fazer um documentário interativo é uma experiência que extrapola a narrativa cinematográfica como a conhecemos. O internauta, assim como um documentarista, constrói a história usufruindo da autonomia que a internet oferece.", conta a jornalista e documentarista Glória Branco.

O lançamento do webdocumentário acontece no dia 10 de maio, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. A exibição do filme será seguida de debate sobre o processo de produção coletiva com realizadores e convidados. Para participar, basta se inscrever aqui.

Confira o teaser: