Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sentimentos que cabem na natureza

Quem nunca subiu em uma árvore, pegou frutos do pé ou tem aquela flor que lembra algo muito querido? A natureza é sempre muito presente (e necessária) na vida das pessoas - e não há discussão sobre o seu papel na manutenção da vida.

Nos três dias de inauguração do Sesc Avenida Paulista, várias atividades possibilitaram lembrar da proximidade da natureza e sua importância na sociedade. Veja alguns depoimentos de participantes:

Maria Beatriz, 11 anos, relatou como foi a experiência do vídeo poema em realidade virtual Que lugar é esse, que procura questionar as formas e possibilidade de interagir com a natureza: ''Eu gostei muito da experiência da realidade virtual, pois eu consegui me desconectar um pouco deste mundo. A parte que eu mais gostei foi quando vi uma árvore gigantesca'', afirma.

Marlene, professora, participou do Sobre Árvores , atividade que mostrou diferentes aspectos sensoriais sobre as árvores presentes no Brasil: ''Tudo isso causa uma emoção, relembra minha infância, minha memória afetiva. Eu lembrei sobre minha infância e a casa do meus avós onde a gente ia. Às vezes quando você sente o cheiro de certas coisas, você lembra da sua infância. Essa ideia é maravilhosa''.

Melisa, 8 anos, também participou da atividade Sobre Árvores: ''Eu conheci flores, tipos de madeiras e das plantas, eu gostei de tudo pois descobri novos tipos de plantas'', diverte-se a menina.

Thatiana Victorelli, analista de marketing digital, aproveitou os bancos da intervenção Praças (im)possíveis, que procurou instigar a reflexão sobre espaços urbanos e áreas verdes. Ela afirma: ''É um lugar que estava em falta na Paulista [Sesc] e o fato da avenida estar aberta aos pedestres, já tem resgatado a relação com a Paulista. Esse catálogo sobre as árvores na avenida nos faz olhar com mais atenção sobre o verde, como também ajuda as pessoas a se conscientizarem mais sobre isso''.

Gostou? O Sesc Avenida Paulista terá muitas atividades sobre natureza no mês de maio, como Horta em pequenos espaços, compostagem de minhoca, entre outras. Para saber, acompanhe no portal e siga a página no Facebook.