Postado em
Sentimentos que cabem na natureza
Quem nunca subiu em uma árvore, pegou frutos do pé ou tem aquela flor que lembra algo muito querido? A natureza é sempre muito presente (e necessária) na vida das pessoas - e não há discussão sobre o seu papel na manutenção da vida.
Nos três dias de inauguração do Sesc Avenida Paulista, várias atividades possibilitaram lembrar da proximidade da natureza e sua importância na sociedade. Veja alguns depoimentos de participantes:
Maria Beatriz, 11 anos, relatou como foi a experiência do vídeo poema em realidade virtual Que lugar é esse, que procura questionar as formas e possibilidade de interagir com a natureza: ''Eu gostei muito da experiência da realidade virtual, pois eu consegui me desconectar um pouco deste mundo. A parte que eu mais gostei foi quando vi uma árvore gigantesca'', afirma.
Marlene, professora, participou do Sobre Árvores , atividade que mostrou diferentes aspectos sensoriais sobre as árvores presentes no Brasil: ''Tudo isso causa uma emoção, relembra minha infância, minha memória afetiva. Eu lembrei sobre minha infância e a casa do meus avós onde a gente ia. Às vezes quando você sente o cheiro de certas coisas, você lembra da sua infância. Essa ideia é maravilhosa''.
Melisa, 8 anos, também participou da atividade Sobre Árvores: ''Eu conheci flores, tipos de madeiras e das plantas, eu gostei de tudo pois descobri novos tipos de plantas'', diverte-se a menina.
Thatiana Victorelli, analista de marketing digital, aproveitou os bancos da intervenção Praças (im)possíveis, que procurou instigar a reflexão sobre espaços urbanos e áreas verdes. Ela afirma: ''É um lugar que estava em falta na Paulista [Sesc] e o fato da avenida estar aberta aos pedestres, já tem resgatado a relação com a Paulista. Esse catálogo sobre as árvores na avenida nos faz olhar com mais atenção sobre o verde, como também ajuda as pessoas a se conscientizarem mais sobre isso''.
Gostou? O Sesc Avenida Paulista terá muitas atividades sobre natureza no mês de maio, como Horta em pequenos espaços, compostagem de minhoca, entre outras. Para saber, acompanhe no portal e siga a página no Facebook.