Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Brincar de corpo e alma

Foto: Karla Priscila
Foto: Karla Priscila

De 20 a 28 de maio, a Semana Mundial do Brincar promove atividades gratuitas em todas as unidades do Sesc

Brincar está muito além de um universo lúdico imaginário. É fundamental para o desenvolvimento criativo e intelectual da criança, desperta sonhos, sentimentos e aprendizados.

Ela sente no corpo as diversas formas de explorar o mundo, seja andando descalça e sentindo formas e texturas com os pés,  batucando e encontrando possibilidades musicais por onde passa, sendo a sombra de alguém e brincando de imitar tudo o que a outra pessoa faz ou até mesmo desenhando no ar e criando várias figuras imaginárias.

A criança olha, ouve, toca, morde, cheira. Sem premeditar, usa todos seus sentidos para experimentar e vivenciar algo por inteiro. Há uma entrega que se faz pelo sentimento.

Pensando na brincadeira como a linguagem primordial da infância, o Sesc São Paulo em parceria com a Aliança pela Infância convida todas as crianças a brincarem de corpo e alma, tema da Semana Mundial do Brincar deste ano, que acontece gratuitamente de 20 a 28 de maio, em todas as unidades no estado.

A campanha, que é realizada desde 2009 no Brasil e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância do brincar, além de fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância e buscar a aproximação de crianças e adultos.

 

Clique aqui e veja toda a programação!

 

A Semana Mundial do Brincar está inserida no Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo, voltado para crianças e bebês de 0 a 6 anos, seus adultos de referência e público interessado na temática da primeira infância. Desenvolvido a partir dos conceitos de educação permanente e não formal, o programa promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural e simbólico.