Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

lab eXtremidades no Sesc Avenida Paulista

Imagem de divulgação da programação do lab eXtremidades (Crédito: Lucas Lespier)
Imagem de divulgação da programação do lab eXtremidades (Crédito: Lucas Lespier)

Até onde somos capazes de levar as práticas artísticas e midiáticas contemporâneas? Quais os limites da arte e do audiovisual hoje?

Instigados por questões como essas e pensando na construção de poéticas e nas práticas sociais do presente, um conjunto de curadores, artistas e pesquisadores formou um grupo de estudos – o eXtremidades – e uma plataforma – o lab eXtremidades – para, por meio de pesquisa, oficinas e encontros abertos ao público, aprofundarem saberes e experiências acerca dos extremos e das extremidades no campo das redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea.

A partir do sábado, dia 26 de maio, o coletivo leva essa plataforma experimental ao Espaço de Tecnologias e Artes (4º andar) do Sesc Avenida Paulista. A programação abre com palestras de Christine Mello (às 14h), Alessandra Bochio, Cyntia Calhado, Felipe Merker e Larissa Macêdo (às 16h) introduzindo os vistantes às inquietações do lab eXtremidades e ideias que serão aprofundadas em dois cursos de cinco encontros cada, voltados para a produção e a performance audiovisual: Paulista 360º e Somos Todos Performers.

Os ingressos para as palestras do sábado, dia 26 de maio, podem ser retirados com 30 minutos de antecedência. Já as inscrições para os cursos (que acontecem aos sábados, durante o mês de junho) abrem às 9h, no dia 2 de junho. As vagas são limitadas. 

No sábado, dia 30 de junho, último encontro de ambos os cursos, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados publicamente.

E, aliás, quem esteve, há cerca de um mês, nos eventos de inauguração do Sesc Avenida Paulista certamente cruzou com uma outra plataforma: a Explode!, que ocupou durante os três dias o estúdio do Espaço de Tecnologias e Artes da unidade. João Simões, parceiro de Claudio Bueno no desenvolvimento da Explode!, faz parte também do lab eXtremidades. Eles contam, no vídeo abaixo, um pouco do que foi a experiência e contribuem para esse mesmo diálogo sobre práticas artísticas e midiáticas contemporâneas.