Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um bom lugar pra relaxar na Paulista

Meditação Tambores Flow, com Mônica Jurado.
Meditação Tambores Flow, com Mônica Jurado.

Em três dias, vinte e oito mil pessoas disputaram a experiência de ver em primeira mão a estrutura do mais novo Sesc da cidade de São Paulo. Agitação, artistas, programação farta, ansiedade, curiosidade, vontade de fazer parte e gente pra mais de metro. Acredite: foi possível experimentar momentos de interiorização em um contexto de tanta excitação. Uma inauguração desse porte também sintetiza algumas coisas que vivemos diariamente e com as quais temos que lidar para equilibrar todos os anseios e aumentar a qualidade de vida

Quase na ponta de uma das avenidas mais movimentadas do país há um novo lugar para – entre tantas outras coisas – relaxar na cidade de São Paulo. Grata surpresa pra quem foi experimentar a Massagem Sonora com Gongos Tibetanos e a Meditação com Tambores Flow.

Apenas vinte passos separavam o fluxo da rua do espaço preparado para o concerto com os gongos de Jorge Peña: “Pra mim trazer esse tipo de recital a tão poucos metros da Paulista é incrível. Uma conexão muito direta com tudo que está acontecendo na cidade. Este é um concerto justamente para as pessoas se voltarem um pouco pra esse som original, pra esse som primordial que todo mundo conhece, que às vezes a gente esquece, mas existe”, comenta.

E mesmo com o burburinho que escapava do hall de entrada da unidade foi possível criar lugar à parte da agitação: “Parecia que você estava em dois ambientes totalmente distintos. Você tinha a Avenida e você tinha um espaço pra ficar mais tranquilo, relaxando, meditando... Muito bom”, conta Caio Wilhelmsen, que participou na vivência.


Massagem Sonora com Gongos Tibetanos. Foto: Roberto Assem

Criar esses espaços dentro e fora da gente é uma maneira de levar a vida com mais leveza. Quando você fala de equilíbrio muitas pessoas olham como se você estivesse falando uma coisa um pouco impossível ou não necessária. Mas aí depois aparecem as doenças, as depressões, mau humor então esse trabalho é pra isso. Pra você ter mais clareza do que realmente você precisa. Não é exatamente do mesmo que eu preciso. Cada ser humano tem uma necessidade. Mas você precisa de uma coisa que eu também preciso: que é felicidade, equilíbrio, e tranquilidade para decidir, que é sabedoria pra tomar decisões”, completa Jorge.

O silêncio construído dentro do contexto de movimentação era invadido pelo som e vibração dos gongos, provocando uma experiência física, assim como na Meditação com Tambores Flow.

“O tambor é o instrumento mais democrático de todos. Tanto que a gente até nasce com um tambor dentro da gente”, com essa frase se iniciou a experiência com o grupo de Monica Jurado, que ecoou a partir do décimo terceiro andar do prédio. 

Inexplicável vibração. Intensa, preenchendo todos os espaços e sentida em cada pedacinho do corpo. Envolvente pra quem já foi com o objetivo de participar da vivência e para quem nem sabia o que ia acontecer mas se deixou levar pela possibilidade recém descoberta, como a Eucília Mello, que chegou na expectativa de participar fazer uma aula de pilates mas acabou transcendendo ao som da percussão e dos cantos: “Eu amei, acho que eu saí do corpo, eu levitei, aconteceu tudo de bom”.

E quando essas experimentações se tornam rotina, o resultado a longo prazo é a conquista de uma vida mais saudável. Dedicar-se a práticas que despertam o autoconhecimento é uma forma de alcançar esse objetivo e qualquer início fica mais gostoso quando você tira um tempo para olhar pra dentro:

“A gente teria que acordar, agradecer, se conectar e começar o dia. Não entrar nessa intensidade logo de cara. É preciso se dar um tempo, tomar um banho tranquilo, agradecer pela noite dormida, pelo dia que vai começar. O que estes instrumentos trazem é justamente esse ponto. O ponto de começar. E começar de uma forma saudável, começar de uma forma gratificante. Começar de uma forma equilibrada”, completa Jorge.

A programação do Sesc Avenida paulista continua propondo momentos de autoconhecimento. Durante Maio, Jorge Peña segue com as vivências de meditação com gongos e Márcio Valério realiza a atividade Despertar com Saúde, que propõe a prática de outras técnicas de meditação nas manhãs de sábado.