Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Chico César.<br>Foto: Luiz Garrido
Chico César.
Foto: Luiz Garrido

O Sesc Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação do Livro e da Leitura de Ribeirão Preto, realiza a 17ª edição da Feira Nacional do Livro, que acontece de 4 a 11 de junho; na programação, bate-papos, oficinas, espetáculos e shows que acontecem na Tenda Sesc e nas Praças Carlos Gomes e XV de Novembro.

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro traz neste ano o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola".

Com objetivos de crescimento e evolução, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura espera que o evento estimule a participação da comunidade regional, atraindo mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento.

Neste ano, a feira conta com muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, universidades, Diretoria de Ensino, Universidades e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido da vez é Portugal, berço da Língua Portuguesa, o oitavo idioma mais falado no mundo. Entre o naipe dos autores celebrados, o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa.

Entre os destaques da programação do Sesc, está o show com Chico César, no Theatro Pedro II, além da participação no projeto Combinando Palavras e São de Ideias.

As Edições Sesc São Paulo participam com uma videoconferência internacional com o autor italiano Mauro Maldonato, sobre o livro Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade, que propõe um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo, e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. O livro ainda traz uma apresentação e reflexões de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. Mediada presencialmente pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, a videoconferência acontece na Sala Principal do Theatro Pedro II e explora os diferentes aspectos do livro, que examina temas como política, cultura, educação e ética a partir da perspectiva do sujeito na sociedade pós-moderna.

Para conferir a programação completa do Sesc na 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, clique aqui.