Postado em
Esportes Radicais no Dia do Desafio
Adrenalina, ar livre, natureza... Se você curte tudo isso, então o chamado "Esporte de Aventura" também pode te interessar!
O educador físico Vinícius Martins, na MSV Adventure, estará presente no Dia do Desafio no Sesc Itaquera, e falou com a Eonline sobre o arvorismo e a prática de esportes radicais no Brasil.
Eonline: Além do caráter recreativo, o arvorismo também pode ser uma atividade física?
Vinícius Martins: Partindo da premissa que a atividade física se baseia em qualquer movimento corporal que resulte em gasto de energia, pode se afirmar que sim, pois há tipos de Arvorismo exigem um grande esforço muscular e horas para vencer cada obstáculo. Todavia, a prática tem como maior característica o lazer, o contato com a natureza e com a vida ao ar livre.
Eonline: Quais os desafios de se praticar este esporte?
Vinícius Martins: Superar a altura e se manter em equilíbrio certamente são os maiores desafios para a prática da atividade.
Eonline: Como foi pensada a atividade que será realizada e quais os elementos de dificuldade que foram incorporados ao circuito?
Vinícius Martins: A atividade foi sugerida pela unidade para atender uma determinada faixa etária (adolescentes). O acesso que é uma mini parede de escalada, e as pontes, com bastante balanço, serão grandes obstáculos para essa galerinha.
Eonline: Quais os principais circuitos e onde é possível praticar a modalidade no país?
Vinícius Martins: Temos excelentes locais para a prática da atividade: Socorro-SP, Brotas-SP, Chapada Diamantina-Ba, entre outros, mas um roteiro de muito destaque no cenário de Turismo de Aventura no Brasil e que atraia milhares de turistas todos os anos é Bonito-MS.
Eonline: Há alguma diferença entre arborismo e arvorismo? Pessoas de todas as idades podem participar?
Vinícius Martins: As duas formas estando corretas, trata-se apenas de uma diferença de pronúncia, todavia desde 2011 existem Normas e Manuais de Boas Práticas para diversas modalidades de atividades de Turismo de Aventura, e acabou sendo estabelecida a terminologia arvorismo. Há percursos de arvorismo que podem ser realizados por crianças a partir de 3 anos.
Eonline: Fale um pouco sobre o prática de esportes radicais no Brasil.
Vinícius Martins: Hoje o Brasil encontra-se em uma situação bem organizada em termos de normas e procedimentos técnicos para a pratica de diversas atividades. Com a normatização, os manuais e a certificação dos estabelecimentos ficou muito mais seguro para o turista escolher o destino e a agência operadora para as prática de atividades relacionadas ao turismo de aventura. Sabemos que estamos apenas começando, mas acreditamos que juntos com os profissionais do setor e com apoio de órgãos competentes podemos levar o Brasil ao destino de Natureza e prática de atividades ao Ar Livre mais consumido do mundo, pois temos muito potencial.
Confira a galeria com imagens da montagem da estrutura do Arvorismo no Sesc Itaquera
Se liga na programação de Esportes de Aventura que vai rolar no Dia do Desafio!
Desafio da Escalada – Consolação
Escalada Esportiva Horizontal – Itaquera