Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ciclismo urbano, olhar e viver a cidade

Pedalada Noturna no Dia do Desafio 2015  <br> Foto: Zé Carlos Barretta </br>
Pedalada Noturna no Dia do Desafio 2015
Foto: Zé Carlos Barretta

Imagine um cenário, um grupo de amigos se reúne, cada um entra em seu carro e fazem um passeio em caravana pela cidade. Não parece um cenário provável e nem um passeio interessante. Mas ao fazer o mesmo passeio utilizando outro veículo, a bicicleta, o isolamento do carro dá lugar ao contato com os colegas e com a cidade que a bicicleta proporciona, isso já torna o passeio prazeroso.

2015-10-24 Pedalada Noturna Foto Adauto Perin_87

Pedalada Noturna no Dia do Desafio 2015 passa por diversos pontos históricos do Centro de São Paulo. Foto: Adaulto Perin


A bicicleta traz o prazer de se mover com as próprias pernas, fazendo exercício, enfrentando os desafios do trajeto sozinho ou em grupo. Para muitos, ela traz também a nostalgia da infância, a sensação de liberdade que vem com o primeiro veículo da vida de muitos. Já falamos dela diversas vezes aqui também. Afinal, ela faz parte da rotina de muitos Clubes do Pedal presentes nas unidades do Sesc da capital e interior.

Pedalar é uma forma de manter a saúde não apenas física, afinal, depois daquele dia cheio de compromissos, subir na magrela e curtir um passeio na cidade é uma forma de relaxar e esquecer um pouco dos problemas. Ao pedalar pela cidade, nos despimos das toneladas de aço que nos impede de ver e perceber o outro no trânsito, as interações se tornam mais humanas e é possível ver a cidade com mais atenção e menos pressa.

Além disso, com a bicicleta é mais fácil fazer pausas no caminho, parar em uma loja que chamou a atenção, comprar um lanche ou apreciar vistas da cidade e tirar fotos. Não é preciso procurar vaga ou pagar estacionamento. Assim, é possível ter um olhar mais pessoal da cidade, vendo e percebendo coisas novas a cada trajeto.

pedalada-noturna-crédito-zé-carlos-barretta-12_860x574


Completando um ano de existência em 2017, o Clube do Pedal do Sesc Consolação vem proporcionando um contato e olhar mais atento para a cidade, explorando em cada passeio aspectos culturais e históricos que compõe a identidade de São Paulo. Neste ano, o grupo produziu um conjunto de fotos dos diversos olhares que o formam, trazendo imagens de pontos conhecidos da cidade. Eles foram acompanhados pelo fotógrafo Leo Cavallini, especialista em viagens urbanas. 

Os ciclistas registraram diversos locais por onde você já passou. Mas será que viu?

Clube do Pedal (Sesc Consolação)