Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os jogos virtuais e o uso da tecnologia na atividade física

[Família jogando game virtual em casa]
[Família jogando game virtual em casa]

Os jogos eletrônicos surgiram na década de 1970 como uma inovação tecnológica bem sucedida no mercado de entretenimento.

Desde o lançamento dessa tecnologia, os consoles tem evoluído rapidamente. A adoção de tecnologias de ponta propiciam gráficos de alta definição, discos rígidos com alta capacidade de armazenamento e suporte integrado à internet.

Esse conjunto de fatores permite ao usuário experiências cada vez mais surreais de jogo com a adoção dos Jogos Virtuais que contemplam movimento.

Nesse contexto, os consoles atuais – como o Nintendo Wii e o Xbox com Kinect – são utilizados em processos de reabilitação, treinamento neuromuscular proprioceptivo e estudos sobre parâmetros fisiológicos gerados pelo tipo de atividade exercida durante o jogo.

A prática dos jogos que utilizam movimentos do corpo como interação com a realidade virtual é vista por especialistas como um estímulo para as pessoas saírem do sedentarismo e como um instrumento para o controle do peso de crianças e adolescentes. É a atividade física aliando-se à tecnologia.

Contudo, os jogos virtuais sozinhos não fazem milagres. A função dos games é tirar os jogadores da inércia, como um complemento de outras atividades físicas, de uma maneira mais dinâmica.

Ou seja, o equipamento deixa de ser apenas diversão. Passa a ser um aliado para a saúde do usuário dessa tecnologia.

Aproprie-se dessa possibilidade. Saia do sedentarismo e amplie os resultados obtidos com um belo jogo virtual. Vale dança, futebol, tênis, boliche e afins!

Encare seu Desafio. Você se mexe e o mundo mexe junto. Clique aqui e confira aprogramação completa do Dia do Desafio 2017 e divirta-se! 

 

via GIPHY