Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Saúde mental em foco

Meditação, arte, música, teatro, esporte, cinema: em abril, atividades nas unidades do Sesc convidaram o público a pensar, praticar e vivenciar a saúde mental. O motivo foi o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, que neste ano trouxe como tema a depressão.

“A promoção da saúde está presente na programação do Sesc durante o ano todo, ao proporcionar a prática de atividades físicas, culturais, a alimentação saudável e o convívio social. Em abril, intensificamos o olhar sobre o tema, com foco na saúde mental”, afirma Jair de Souza Moreira Jr., assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc. E a programação foi realmente intensa, com mais de 130 atividades, na capital, interior e litoral. Confira um pouco do que aconteceu durante o mês:


Descomprimir das tensões do dia a dia foi a proposta do Sesc Campinas. Carolina Reis, responsável pela programação, contou sobre as atividades que aconteceram na unidade, dos sprays aromáticos ao yoga hormonal:


Oficinas de alimentação, costura, mandalas... o Sesc Jundiaí convidou o público a experimentar práticas novas pensando na qualidade de vida, como conta a educadora Déborah Dias:


O Grupo OPOVOEMPÉ esteve no Belenzinho, no Campo Limpo e em Presidente Prudente, e propôs aos frequentadores uma pausa para respirar, ouvir o coração e repensar hábitos diários:


No CineSesc, o Cinepsiquê promoveu a exibição do filme "A garota dinamarquesa", seguida de debate sobre a representação de identidades de gênero e orientação sexual com Miriam Chnaiderman e Luiza Coppieters e mediação de Daniel Barros. Confira algumas considerações de Luiza:


A praça do Sesc Vila Mariana recebeu a psicóloga Rosely Sayão para falar sobre a saúde mental na infância e o professor Odilon José Roble para abordar o bem estar.


A importância da atividade física para a saúde mental esteve presente na programação de diversas unidades. Presente no Sesc Consolação, o educador físico Ricardo Muotri conversou sobre o tema com a EOnline. Confira um trecho abaixo e a entrevista completa aqui.


O auditório do Sesc Ipiranga se encheu para ouvir a monja Heishin Gandra falar sobre felicidade e amorosidade. Assista ao depoimento:

O espetáculo Bispo, no Sesc Bom Retiro, retratou a trajetória do artista Arthur Bispo do Rosário. Com direção, produção e atuação de João Miguel, a peça trouxe à tona a questão da loucura na obra do artista. “Eu o vejo não como louco, mas como um artista que teve a coragem de registrar o seu inconsciente. Bordou o próprio delírio e se reinventou na sociedade que o excluiu”, disse João Miguel à EOnline. Confira a entrevista, o ensaio fotográfico e a crítica do jornalista Leandro Quintanilha. 

A intensa programação do Sesc Santo Amaro contou com a presença do psiquiatra Jairo Bouer, que abordou a depressão e as novas tecnologias. Os participantes do programa Juventudes ajudaram a conduzir o assunto e o bate-papo estimulou as trocas entre os participantes.


Discípula da Monja Coen, a Monja Zentchu Sensei bateu um papo com o público do Sesc Presidente Prudente sobre meditação e práticas diárias para uma vida equilibrada:

 

De forma lúdica, uma aula aberta no Sesc Santo André mostrou como funcionam a Dopamina e a Serotonina - neurotransmissores importantes para a sensação de bem estar - na prática:

 

Na nossa galeria de fotos abaixo, você confere mais registros de atividades que rolaram durante todo o mês: