Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para Que Serve a Boca?

Sensibilização promove trabalho com a autoestima do grupo de idosos<br>Foto: Vinicius Vieira
Sensibilização promove trabalho com a autoestima do grupo de idosos
Foto: Vinicius Vieira

“Para que serve a boca?”, uma pergunta de amplitude imensa, não é? Afinal de contas, ela nos possibilita inúmeras funções, físicas e sociais, como comunicar, comer e beijar.

No Sesc Jundiaí, o grupo do Trabalho Social com Idosos (TSI) participou de um encontrou lúdico para trabalhar a valorização pessoal e a autoestima através da boca, em que a saúde psicológica é evidenciada por nossos corpos e expressões.

Fábia Uccelli, dentista do Sesc e responsável pela ação, conta que o “Projeto Boca – Marcas do Tempo” surge como um convite para sentir as marcas que determinadas ações são capazes de deixar nas pessoas. “Em um primeiro momento, as marcas do tempo são relacionadas às físicas, como rugas, manchas e cabelos brancos”, comenta. Com isso, a atividade tem início com uma sessão de alongamento com um instrutor esportivo do Sesc, com enfoque nos músculos da face. “No entanto, muito além dessas marcas que o tempo deixa em nossos rostos, há marcas que não são vistas, mas que nos definem mais do que qualquer outra coisa”, completa.

A vivência se desenvolve justamente pelas marcas “invisíveis”. As funções da boca são apresentadas em forma de poema e, como aponta a dentista, “possibilitam uma sensibilização que valoriza o emocional, pelas marcas presentes na autoestima e na personalidade das pessoas.”. Os participantes passam a descrever em uma folha de papel em branco, as qualidades de uma determinada pessoa do grupo, que em seguida são materializadas com um singelo beijo na bochecha, em plena demonstração de carinho. Para eternizar na memória o momento, o beijo é acompanhado de uma marca de batom.

A marca deixada pelo beijo simboliza cada momento importante em nossas vidas”, finaliza Fábia Uccelli.

Confira no vídeo momentos da vivência, com a apresentação de um poema escrito pela própria dentista para a ação:

Saiba mais sobre o Trabalho Social com Idosos do Sesc Jundiaí clicando aqui.