Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5x Dostoiévski

A Virada Cultural do Centro de Pesquisa e Formação faz um resgate da obra do autor russo Fiodor Dostoiévski, que popularizou-se mundialmente graças às obras "Crime e Castigo", "O Idiota", "O Jogador" e "Os Irmãos Karamazov".



Dostoiévski sempre teve uma vida conturbada.

Perdeu a mãe muito cedo e passou a se culpar pela morte do pai, porque em vários momentos desejou que isso acontecesse. (A presença da questão da culpa em sua obra foi estudada por Sigmund Freud no famoso artigo "Dostoiévski e o parricídio", de 1928).

Chegou a ser preso e condenado à morte, mas na última hora sua pena foi substituída por um exílio de 5 anos na Sibéria.

Considerado o fundador do Experimentalismo, o autor abordou questões existenciais e temas ligados à humilhação, culpa, suicídio, loucura e estados patológicos humanos.

E teve sua obra adaptada para as mais variadas linguagens artísticas.

Um pouco mais de Dostoiévski: 2x2=5 O Homem do Subsolo

A Virada Cultural: Dostoiévski começa às 13h30 com a palestra “O universo artístico de Dostoiévski”, em que a pesquisadora russa Elena Vassina fará um breve percurso pela biografia do escritor e a análise dos seus principais romances.
Nesta abordagem, estarão tanto as questões da poética (sistema das personagens, composição, dialogismo e polifonia), quanto as principais vertentes da problemática da obra de Dostoiévski: seu conteúdo ideológico, filosófico e psicológico, destacando a importância de Dostoiévski no contexto da literatura dos séculos XX- XXI e a impressionante atualidade das suas ideias no mundo de hoje.


 

Na sequência, às 15h30, quatro profissionais das artes cênicas que adaptaram, dirigiram e encenaram Dostoiévski, contarão suas experiências com o universo da obra do poeta russo, no debate "Encenar Dostoiévski: como transportar sua obra para o palco do teatro", que contará contará com a presença do ator Celso Frateschi (que participou da adaptação e encenação da Trilogia Dostoievsky: O sonho de um homem ridículo, O grande inquisidor e Memórias do subsolo). Roberto Laje, que dirigiu a Trilogia Dostoievsky, Ruy Cortez, diretor da  montagem de Irmãos Karamazov e Mika Lins, atriz e diretora que encenou o monologo Memórias do Subsolo de Dostoievsky.


(Foto: Drury Theater)

Na palestra “Rússia: música e literatura em diálogo”, o jornalista Irineu Franco Perpetuo vai abordar as obras musicais inspiradas em textos de Dostoiévski de compositores como Serguei Prokófiev (1891-1953), Leos Janácek (1854--1928) e Mieczyslaw Weinberg (1919-1996), dentre outros.
A atividade começará às 17h30 e será ilustrada com trechos musicais, em vídeo, de cada uma das obras abordadas, além da leitura de excertos dos textos de Dostoiévski.


(Foto: Pixabay CCO Public Domain)

Às 19h15 o ator Celso Frateschi entrará em cena para apresentar trechos marcantes dos textos: "O Sonho de Um Homem Ridículo", "O Grande Inquisidor" e "O Subsolo", na "Leitura dramática: Trilogia do subterrâneo Dostoiévski".

A montagem é o resultado de uma parceria entre o ator Celso Frateschi e o diretor Roberto Lage, que encaram o desafio de levar para os palcos um pouco do universo introspectivo e questionador da obra do escritor russo Fiódor Dostoiévsky.


(Sonho de um homem ridiculo. Foto: Bob Souza)

E às 20h45 o Quarteto Romanov encerra a Virada do CPF. Composto por integrantes da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o grupo é formado por três músicos de origem russa, Alexey Chashnikov (violino), Tatiana Vinogradova (violino), Simeon Grinberg (viola) e pelo violoncelista brasileiro Rodrigo Andrade Silveira.
O repertório apresentará apenas obras de compositores russos contemporâneos a Dostoievsky, entre eles Tchaikovsky e Borodin.


(Foto: Divulgação)

Para que o evento seja uma experiência inesquecível em todos os sentidos, haverá, ainda, um cardápio especial preparado exclusivamente para a Virada Cultural Dostoiévski:  Medovik, Pocambole de papoula, Strudel de maçã, Xrustiki, Orechki e Pirojki. Iguarias com preços acessíveis!

Para acompanhar, Compot, uma bebida tipica russa sem conservantes e Kvass, com 0,5% de álcool.


Para mais informações, acesse: sescsp.org.br/viradadostoievski